Cidade

Município recebe Encontro da Promoção da Cidadania

Intenção do encontro é estimular ações e atitudes cidadãs na população

Intenção do encontro é estimular ações e atitudes cidadãs na população

A partir desta quinta-feira (6) até sábado (8), a população poderá conferir diversas atrações educativas, sociais e culturais durante o I Encontro Municipal da Promoção da Cidadania. A atividade que dará início aos trabalhos será a exposição de fotografias antigas da cidade de Londrina. “Memorial de Londrina” será lançada na quinta-feira (6), às 10 horas, na Galeria do Centro Comercial de Londrina, da Rua Piauí, 191, no Centro.

Além da exposição de fotos, na quinta-feira (6), às 14h30, os cidadãos poderão participar gratuitamente da roda de conversa sobre “Terra, território e tradição na visão do mundo globalizado”, com Azelene Kring Inácio Kaingang. A palestrante é socióloga e líder indígena brasileira da etnia caingangue. Ela também é diretora de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

O encontro com a ganhadora do Prêmio Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República em 2006 será no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, localizado na Praça 1º de maio, 110, no Centro. Para participar da palestra é preciso se inscrever, gratuitamente, na Secretaria de Cultura ou na sede da Agência Nacional dos Aposentados e Pensionistas (ANAP Cidadania Brasil), situada na Rua Piauí, 191.

Além da conversa sobre os direitos da população indígena, haverá outras atividades como palestra sobre saúde bucal, e a festa comunitária beneficente temática (Arraiá da Cidadania Brasil), onde diversas instituições levarão suas barracas para trazer mais informações à população e terá cadastramento no Clube ANAP, que oferece ações nas áreas de saúde, social ou cultural.

“A intenção é trabalharmos a cidade de forma plena e tangível, porque, muitas vezes, o conceito é utilizado para reforçar o capitalismo. Pretendemos mostrar que é possível construirmos algo mais palpável para todos, através de parcerias com entidades públicas e privadas e por meio do oferecimento de produtos acessíveis”, explicou o secretário-geral da Anap, Idalto José Mujimo de Almeida.

Na sexta-feira (7), às 14h30, haverá a roda de conversa sobre saúde bucal. A mestre e doutoranda em Endodontia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e dentista, Karine Schell, falará sobre o “Conceito Contemporâneo de Saúde Bucal”. Ela trará informações sobre a importância dos alimentos ingeridos, da escovação correta, dos serviços oferecidos do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos cuidados que a população deve ter. Para participar é preciso se inscrever gratuitamente na sede da Secretaria de Cultura ou na ANAP.

Já no sábado (8), para encerrar as atividades será feito um Arraiá da Cidadania Brasil. Será uma festa comunitária beneficente, que contará com feira de projetos de responsabilidade social e cultural. Ela terá início às 9h e encerra às 17h30. Haverá apresentações artísticas, social, cultural e de responsabilidade social misturada com comidas e brincadeiras temáticas de festas juninas. No local, funcionários da Secretaria de Saúde também vão aferir a pressão arterial dos participantes.

Para abrilhantar a festa, às 16 horas, a Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio fará uma apresentação. A festa junina e a orquestra serão celebradas na Concha Acústica de Londrina, Rua Piauí, 130, no Centro. A festividade e a apresentação são gratuitas e abertas à comunidade.

Segundo a presidente da ANAP, Genilda Maria Rodrigues, a escolha dos temas das rodas de conversa e das barracas da festa deram-se por meio de consenso da diretoria da ANAP, que pretende trazer à tona assuntos ligados às classes minoritárias como os indígenas e a população negra. “Não podemos pensar os povos de forma desconectada, mas sim agirmos em prol da solução das demandas negativas. Resolvemos agir e trazer o debate de temas atuais e importantes para todos”, disse.

A organização e realização do I Encontro Municipal da Promoção da Cidadania é da ANAP Cidadana Brasil e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, através das Secretarias Municipais de Cultura e de Saúde, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Cohab, Biblioteca Pública Municipal, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Governo do Estado do Paraná, FUNAI, Rádio Alvorada, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Geração Integrar, Sintracom, LondriMusic, AtendJá, Foto Clube de Londrina, Mercado Musamar, Galeria Centro Comercial, Rota do Café, Odontoclinic e Yoki.

Programação

Quinta-feira (6)

•    Às 10h, lançamento da exposição “Memorial de Londrina”.
•    Às 14h30, roda de conversa com a socióloga Azelene kaingang, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura.

Sexta-feira (7)
•    Às 14h30, roda de conversa sobre “Conceito contemporâneo de saúde bucal”, no audiório da Secretaria Municipal de Cultura.

Sábado (8)
•    Arraiá da cidadania Brasil, a partir das 9 horas até as 17h30, na Concha Acústica.
•    Missa em homenagem aos mais velhos, às 19 horas, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral Metropolitana de Londrina).

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos