Prefeitura melhora iluminação pública no Centro Cívico

Estão sendo acrescentados 13 novos postes, totalizando 24 lâmpadas de vapor metálico, proporcionando mais conforto e segurança à comunidade
A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação(SMOP), por meio da Gerência de Iluminação Pública (GIP), está promovendo um reforço na iluminação da Praça do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto. A ação é uma solicitação do prefeito Marcelo Belinati para atender melhor a população e a realização dos eventos que têm sido realizados no local, como os festivais de food trucks.
Também atende a pedidos da Câmara de Vereadores, do Fórum Estadual de Londrina e da população que utiliza o local. O objetivo é trazer mais conforto e segurança à comunidade londrinense. A GIP está acrescentando, num primeiro momento, 13 novos postes, totalizando 24 lâmpadas de vapor metálico. As melhorias deverão estar finalizadas na próxima semana.
O gerente de Iluminação Pública da SMOP, Fábio Simões Prado, informou que, em uma segunda etapa, o Município pretende fazer a realocação do superposte com troca das lâmpadas de vapor de sódio para lâmpadas de vapor metálico, as quais proporcionam mais eficiência e economia. “As melhorias deverão iniciar em setembro. Todo o trabalho desenvolvido pela Gerência de Iluminação Pública da Secretaria utiliza os recursos da Contribuição para Iluminação Pública (COSIP), arrecadados por meio da fatura de energia elétrica”, informou.
Outras melhorias – Desde o início da atual administração, a Prefeitura de Londrina, por meio da GIP, tem realizado uma série de melhorias na iluminação pública em toda a cidade. Foram executadas 1.375 implantações/modernizações do início de 2017 até agora. Além disso, durante os mutirões de serviços públicos “Movimenta Londrina” foram modernizados 547 pontos de iluminação em diversas regiões da cidade e distritos.
Entre as melhorias mais recentes está a instalação de quatro postes, com oito luminárias, no Bosque Central, que permitiram melhorar de forma significativa a iluminação no local, proporcionando maior segurança aos frequentadores e moradores do entorno.
Além disso, a Gerência continua atendendo pedidos da comunidade, em todas as regiões da cidade, para fazer novas implantações e melhorias da iluminação pública viária. Recentemente foram entregues novos pontos de iluminação pública nas ruas Elzira Bittencourt, Otaviano Félix, Antônio Menegazzo, Rua das Petúnias, Charles Lindemberg e Dolores Maria Bruno, totalizando 47 pontos atendidos.
Há pouco tempo, na Avenida Saul Elkind, região norte de Londrina, foram instalados 4.280 metros da rede de iluminação, onde passam 128 novos postes com lâmpadas de vapor de sódio de 250W. O raio de iluminação de cada poste é de cerca de 20 metros.
Também foram realizadas implantações ou melhorias na iluminação pública em vias importantes, como a Rodovia Carlos João Strass/Avenida Curitiba (97 pontos); Avenida Presidente Abraham Lincoln (81 pontos); Avenida Portugal (43 pontos); Avenida Waldemar Spranger (175 pontos); Avenida Inglaterra e marginal da Avenida Dez de Dezembro (41 pontos); Avenida Arthur Costa e Silva, Rua Governador Parigot de Souza e Herótodo – adjacências da praça dos três poderes (34 pontos). Além disso, a GIP promoveu implantações de iluminação na Avenida Anália Franco (5 pontos) e nas ruas Indalécio Quiles, Canudos e Sérgio Bittencourt (8 pontos).
Os técnicos também operam em unidades escolares municipais, de saúde, entre outros locais. Outra atribuição da Gerência é prestar assistência em pontos que têm a fiação furtada, além de promover melhorias na iluminação em eventos realizados em locais como Estádio do Café, Autódromo Internacional Ayrton Sena, aterro do Lago Igapó, festas rurais, entre outros eventos.
Troca de lâmpadas – O serviço de manutenção da iluminação pública em Londrina é responsabilidade da Sercomtel Iluminação, que atende aos pedidos de troca de lâmpadas pela cidade. Os pedidos devem ser feitos pelo telefone 0800 400-4343 ou pelo site da companhia, www.sercomteliluminacao.com.br. O atendimento, assim que for protocolado, deve ser realizado em até cinco dias.
Fotos: Vivian Honorato




