Município lança “Livro Londrina Pazeando 2017”
O exemplar tem por objetivo trabalhar a construção pela paz com foco na Justiça Restaurativa
Na próxima segunda-feira (25), às 14 horas, o Compaz e o Londrina Pazeando farão o lançamento oficial do Livro Londrina Pazeando 2017. A solenidade será no auditório da Prefeitura de Londrina, localizado no 2º andar da sede administrativa, na Avenida Duque de Caxias, 635.
O exemplar tem por objetivo trabalhar a construção pela paz com foco na Justiça Restaurativa. Para isso, traz reflexões sobre os 17 jeitos de mudar o mundo elencadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ênfase deste ano está no ponto 16, que há mais de 3 anos vem sendo trabalhado na cidade, e trata sobre “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.
A obra está na 15ª edição anual. Ela é organizada pelo Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando em parceria com o Comitê de Articulação de Práticas Restaurativas de Londrina. Este ano, a produção do material contou com a ajuda de alunos, pais e professores de escolas municipais, estaduais e de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Juntos, eles puderam publicar desenhos, ilustrações, textos e relatos de experiências sobre a cultura de paz.
Ao todo, foram 45 escolas entre estaduais, municipais e privadas que mandaram materiais para a publicação. Entre as escolas municipais, 24 delas participaram enviando quatro relatos escolares, 11 textos de alunos e 12 desenhos, totalizando 23 alunos, cinco pais e cinco professores participantes. Cada contribuinte do produto receberá um exemplar durante o lançamento.
De acordo com o secretário do Conselho Municipal de Cultura da Paz, Luiz Claudio Galhardi, cada escola e biblioteca participantes vão receber um exemplar do livro, que poderá ser utilizada em atividades pedagógicas. “A intenção é trabalhar nas escolas e com o público em geral a construção da cultura da não violência. Porque sabemos que a educação para a paz é um processo participativo que muda o jeito de pensar e promover o aprendizado da paz e da justiça”, disse.
Noite de autógrafos – Na quarta-feira (27), às 19 horas, em comemoração ao laçamento do livro será realizada a noite de autógrafos dos desenhistas e escritores do “Londrina Pazeando 2017”. A ação será na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí e deve contar com a presença de cerca de 500 pessoas. No local, o livro será comercializado ao custo de R$ 15,00.
O livro Londrina Pazeando 2017 tem patrocínio dos Colégios Interativa, Universitário, PGD, Ateneu, das escolas Educacional MAF, Dôminos, St James, Educativa e das Organizações Amigas da Cultura da Paz e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais de Cultura, Defesa Social e Educação.
Foto:Ilustrativa