Cidade

Prefeitura recebe visita de servidor de cidade japonesa

Funcionário do Japão conhecerá diversas secretarias municipais do Paraná para saber como funciona a arrecadação de impostos e sua aplicação

 

servidor.japao.VPNa manhã desta segunda-feira (2), o chefe de gabinete, Bruno Ubiratan, recebeu o servidor público da Prefeitura de Takasaki, cidade japonesa localizada a cerca de 100 quilômetros de Tókio, Takura Ogasawara. O funcionário público conhecerá diversas secretarias municipais de Londrina e permanecerá no Brasil até o dia 25 de outubro.

Ogasawara é membro da equipe do Departamento de Finanças, da Divisão de Impostos dos Cidadãos. Ele foi selecionado como participante de um programa de estudo e pesquisa da Prefeitura de Takasaki e visitará cidades estrangeiras a fim de conhecer o planejamento do município, a forma de arrecadação de impostos e de sua aplicação nas mais diversas áreas. Com a visita, a cidade japonesa pretende estabelecer uma possível parceria como cidade-irmã.

Ele e o advogado de Londrina, Victor Yudi Watanabe, visitarão a Prefeitura de Londrina e outras cidades como Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá. Em Londrina, eles conhecerão a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Ambiente, Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Fazenda e de Educação. A chegada em Londrina foi ontem (1º).

Ogasawara considerou a cidade de Londrina bastante arborizada e com atrativos como o lago, que causaram uma boa impressão. Isso porque em comparação com a cidade japonesa, aqui há mais verde e as estradas são mais largas. A cidade de Takasaki fica na província de Gunma, conta com cerca de 380 mil habitantes, o que para o porte do Japão é considerada grande. “O primeiro foco foi Curitiba, mas selecionei Londrina porque já conhecia Victor e depois que fiz uma pesquisa sobre Londrina gostei do porte da cidade e do que ela oferecia para a pesquisa”, disse o servidor japonês.

O chefe de gabinete, Bruno Ubiratan, ressaltou a importância de Londrina no cenário paranaense e a infraestrutura que a cidade oferece, como a grande quantidade de instituições de ensino superior e técnico. “Esse intercâmbio que eles querem fazer aqui para saber como funciona a administração da Prefeitura é muito importante, principalmente porque a cidade dele é grande no Japão e a nossa Prefeitura está sempre de portas abertas para receber visitas. Pretendemos também fazer no futuro uma parceria para o desenvolvimento e industrialização”, explicou.

Durante a visita, houve trocas de presentes entre o representante do Japão e o chefe de gabinete de Londrina.

 

Foto: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos