Cidadão

Município realiza Semana de Fomento à Leitura

Cerca de 40 mil alunos da rede pública municipal estão participando de atividades que visam estimular a leitura

 

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a Semana de Fomento à Leitura. Todas as 86 escolas municipais e 27 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) desenvolverão diversas atividades com seus alunos para incentivá-los a ler mais.

Entre as ações desenvolvidas desde segunda-feira (2) até sexta-feira (6) há contação de histórias, momentos de leitura livre, exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes, dramatização e teatralização de várias obras. Cerca de 40 mil crianças aproveitarão o momento lúdico para desfrutarem das leituras que mais lhes agradam.

A organização das atividades cabe aos professores das bibliotecas, por meio da supervisão da coordenadoria do Projeto Bibliotecas Escolares “ Palavras Andantes”, que existe há 15 anos em Londrina. De acordo com a coordenadora e profissional do Apoio Pedagógico das Bibliotecas Escolares do Município, Márcia Batista de Oliveira, pesquisas mostram que os brasileiros leem até quatro livros anualmente. Porém, a Secretaria Municipal de Educação oferece até quatro livros mensalmente às crianças da rede pública, o que tem elevado o índice de leituras para até cinco obras por mês por criança.

Outro avanço de atividades como a da Semana de Fomento à Leitura é o fato dos estudantes conseguirem escolher os livros pelos nomes dos autores, o que é um diferencial e mostra o interesse deles pelas histórias. O projeto existe desde 2002 e está baseado em quatro eixos centrais: estímulo à leitura, dada por meio da contação de histórias; política de compras de livros, incentivo ao empréstimo de livros e organização pedagógica das bibliotecas escolares de modo que sejam atrativas para os alunos.

Em 2008, o Projeto Bibliotecas Escolares “Palavras Andantes” recebeu a premiação do Viva Leitura, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, do governo federal. Desde seu início, o governo municipal tem investido na estruturação e implantação de bibliotecas em todas as escolas da rede. Atualmente, todas unidades escolares têm bibliotecas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos