Cidadão

Idoso realiza Tarde Festiva com jogos de integração no CCI Leste

Atividade faz parte da programação do Mês do Idoso; na terça-feira (10), as ações da secretaria serão apresentadas na Câmara Municipal

 

idosoILUSTRATIVA.PComo parte da programação especial pelo Mês do Idoso, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) realiza nesta segunda-feira (9), uma Tarde Festiva para a comunidade com idade igual ou superior a 60 anos. Às 14 horas, os Jogos de Integração iniciam no Centro de Convivência da Pessoa Idosa na região Leste (CCI Leste), localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260.

Segundo a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka, a programação da tarde de jogos contempla dinâmicas de grupo e atividades de socialização. “Essa programação especial para os idosos visa promover um momento de socialização, oportunidades para fazer novas amizades, trocar experiências e conhecer pessoas. E isso tudo contribui para o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários, e na prevenção do isolamento social”, afirmou.

Na terça-feira (10), a secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, fará uma apresentação na Câmara Municipal de Londrina, sobre as ações desenvolvidas pela SMI e as deliberações do Conselho Municipal do Idoso.

Ana Karina lembrou que Londrina foi a primeira cidade do País a ter uma secretaria municipal em prol da pessoa idosa. “São poucas as secretarias para o idoso no país, e Londrina é pioneira nesse sentido. Além disso, também foi a primeira cidade a ter um Conselho Municipal do Idoso, e isso demonstra a preocupação que o Município tem com a população idosa”, disse.

De acordo com a diretora, a Secretaria é uma referência de serviços para a pessoa idosa, com grande procura para orientações, principalmente sobre os direitos desse público. “A Secretaria proporciona ações que possibilitam à pessoa idosa o acesso aos seus direitos, previstos no Estatuto do Idoso e na Política Nacional do Idoso. A participação nos CCIs é grande, com ampla procura para os projetos que discutem a cidadania, direitos, e também nas áreas de educação, cultura, lazer e socialização”, ressaltou.  

Ações – Os dados do Censo do IBGE realizado em 2010 mostravam que Londrina teria quase 66 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que corresponde a cerca de 12,72% da população total da cidade, média maior que a nacional. No entanto, estimativas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) para 2017 apontam para uma população de mais de 70 mil idosos na cidade.

Diversas ações para esse público são realizadas nos CCIs das regiões Leste e Oeste. E o CCI da região norte, que está em obras, tem previsão de iniciar os atendimentos no primeiro semestre de 2018. Os Centros de Convivência proporcionam para a população idosa uma série de projetos e atividades que contribuem para o envelhecimento ativo, qualidade de vida e a valorização da pessoa idosa na sociedade.

A programação completa de ações e atividades durante o Mês do Idoso estão disponíveis na página inicial do Portal da Prefeitura, www.londrina.pr.gov.br.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos