Saúde prossegue com ações especiais na Campanha Outubro Rosa
Na próxima semana, as UBSs do Cabo Frio/Imagawa e do Jardim do Sol realizam a Feira da Saúde, com orientações e atividades para a comunidade
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove diversas ações e atividades nas unidades básicas de saúde (UBSs) durante a Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de incentivar a mulher a cuidar da sua saúde, intensificando a realização de exames que identifiquem o câncer de mama e de colo uterino. Para isso, durante todo o mês de outubro, as UBSs terão trabalhos de conscientização e sensibilização da comunidade.
Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Alexandra Colmiran, os exames preventivos são intensificados durante a Campanha Outubro Rosa, e estão à disposição da comunidade feminina o ano inteiro. “É de extrema importância que a mulher procure os serviços de saúde diante de qualquer situação de desconforto. E essa atenção deve envolver não só a saúde física, mas também emocional. Por isso, durante a campanha, incentivamos o autocuidado de uma maneira geral, para que as mulheres estejam atentas ao seu bem-estar. E uma dessas etapas envolve a manutenção da saúde, por meio dos exames periódicos”, ressaltou.
Priscila explicou que, durante o Outubro Rosa, as ações são voltadas principalmente para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também de colo uterino. “Todas as unidades são voltadas a atender esse público, seja qual for a sua queixa, e dar o direcionamento ao profissional adequado, seja da área de enfermagem, médica, ou outros”, afirmou.
Em Londrina, os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) mostram que de janeiro a junho deste ano, 33 mulheres residentes na cidade vieram a óbito devido ao câncer de mama. Dez faleceram por causa do câncer de colo de útero, nove devido ao câncer no corpo de útero, e sete porque tiveram câncer de ovário.
Durante todo o ano de 2016, o sistema registrou a morte de 56 mulheres devido ao câncer de mama, 19 por causa do câncer de colo de útero, cinco com câncer no corpo do útero, outras cinco no útero mas não especificado e 26 devido ao câncer de ovário.
Ações – Nesta segunda-feira (9), a UBS Cabo Frio/Imagawa irá realizar a “2ª Feira da Saúde”. Na ocasião, serão oferecidos serviços de saúde e também comemorações pelo Dia das Crianças. A ação irá ocorrer das 9 às 12 horas, em uma quadra de esportes próxima à UBS, na Rua Thereza Vicentini Salvador, 78, no Jardim Imagawa.
De acordo com a agente de saúde da UBS Cabo Frio/Imagawa, Josivânia Bertran Capobianco, as crianças terão à disposição várias brincadeiras e atividades de lazer. “Para a comunidade em geral, vamos oferecer orientações de saúde bucal, saúde da mulher e alimentação saudável. Também haverá o agendamento de exames ginecológicos preventivos para as mulheres que comparecerem na ação”, contou.
A UBS do Jardim do Sol, na região oeste, também terá a Feira da Saúde, na quarta-feira (11). O evento visa oferecer cuidados com a saúde para toda a família, atividades de lazer e recreação. Além da equipe da unidade, também participam da Feira da Saúde profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF 7). A atividade será realizada na Rua Via Láctea, em frente à UBS do Jardim do Sol.
Uma parceria com o Zirkus Espaço Cultural vai oferecer atrações circenses durante a feira. A enfermeira da UBS Jardim do Sol, Claudete Ribeiro Pereira, contou que a comunidade vai contar com um sorteio de brindes, que foram arrecadados com os moradores da região. “Esse evento já ocorre há alguns anos, e é sempre um sucesso. Os grupos de idosos participam em peso, e as escolas da nossa área de abrangência enviam os alunos em grupos”, contou.
A Feira, que irá ocorrer das 8 às 12 horas, vai começar com alongamento conduzido pela fisioterapeuta. “Teremos barracas para informar a população sobre prevenção do câncer, doenças crônicas, endemias, aferição de pressão, orientações nutricionais, entre outros”, disse a enfermeira.
E para as mães que são atendidas na puericultura da UBS, das 10 às 11 horas haverá uma aula de shantala em bebês. A fisioterapeuta da UBS do Jardim do Sol oferece as aulas de massagem na segunda semana de cada mês, às quartas-feiras, na Igreja Nossa Senhora do Carmo. “É uma ótima oportunidade para essas mulheres, pois além de manter a criança mais calma, a shantala aumenta o vínculo entre mãe e filho, e esse binômio precisa ser reforçado o máximo possível”, destacou Claudete.
Para participar da aula de shantala, a mãe deverá apresentar a Carteira da Criança. A Igreja fica localizada na Rua Darcirio Egger, 568, Jardim Shangri-la.




