Município realiza 8ª Conferência de Desenvolvimento Rural
A comunidade terá a oportunidade de debater as políticas públicas levantadas durante as pré-conferências
No próximo dia 19 de outubro, o Município será palco da 8ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural em Londrina (CMDR). O encontro está marcado para as 13 horas, no auditório do Centro de Difusão e Tecnologia (CDT) do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Para realizá-la, os servidores municipais já começaram os preparativos. O objetivo é debater com a comunidade rural as políticas públicas que precisam ser implementadas e as demandas, sugestões e necessidades deste público específico como, por exemplo, os problemas mais comuns e rotineiros, suas causas e possíveis soluções. A temática deste ano é “Planejando uma Londrina Rural Sustentável e Solidária”.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Osvaldo de Souza Campos Junior, esse é o momento em que os membros avaliam as propostas elencadas nas sete pré-conferências, aprovando-as na íntegra ou com alterações ou ainda rejeitando-as.
“É importante que a população participe, porque é o momento de debater com a comunidade as políticas públicas levantadas durante as pré-conferências. Há o debate com as pessoas ligadas ao campo, onde elas trazem as demandas e o Município desenvolve as atividades conforme suas necessidades, além é claro de termos o controle social por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural”, explicou.
Ao iniciar os trabalhos, os integrantes da mesa coordenadora vão fazer a leitura e a aprovação do Regimento Interno da 8ª CMDR. Em seguida, trarão ao público as demandas elencadas nas pré-conferências. As propostas aprovadas durante o encontro vão subsidiar a qualificação, revisão e atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), auxiliando na materialização das concepções, princípios e diretrizes estratégicos da Política de Desenvolvimento da Londrina Rural (PDLR). Para isso, elas devem levar em consideração as políticas públicas sustentáveis e solidárias, indicando as metas de curto, médio e longo prazo.
Além disso, todas as iniciativas aprovadas servirão de base para os trabalhos da próxima gestão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que será eleita durante a conferência e atuará no biênio de 2017 a 2019. Ao todo, a nova gestão contará com 21 participantes, sendo sete indicados pelo poder público, cinco eleitos dentre os membros da comunidade rural e nove eleitos dentre as instituições representantes do segmento rural. O encontro será presidido pela presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Lilian Azevedo Miranda.
Para participar não é necessário se inscrever com antecipação. A entrada é aberta ao público, sendo que o auditório do IAPAR tem capacidade para mais de 100 pessoas. Os interessados podem participar em três categorias que são os Delegados (que terão direito à voz e voto); Convidados com direito a voz e Observadores com direito à voz.
Antes da realização da conferência, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizou sete pré-conferências com distribuição espacial de forma a atender os moradores de todos os distritos e patrimônios de Londrina. Por isso, em algumas regiões, os encontros reuniram agricultores de mais de uma localidade.
Todas as propostas eleitas durante a 8ª CMDR estarão à disposição da população na página do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, situada no portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br). A organização da conferência cabe ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).




