Ciclo Sesc Kids promete movimentar Aterro do Igapó no domingo (15)
Além de pedalada, evento terá cama elástica, ações educativas, alongamento, sorteio e a distribuição de pipoca, algodão-doce e picolé
No próximo domingo (15), a partir das 9h, o Aterro do Igapó recebe mais uma edição do Ciclo Sesc – Movimente sua vida no pedal. Promovido pelo Sesc com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e de parceiros, desta vez o evento tem como público-alvo as crianças. Apesar disso, a ideia dos organizadores é reunir toda a família para uma manhã de atividade física, descontração e lazer.
Além da pedalada de cerca de 5 km em torno do lago, haverá a distribuição de pipoca, algodão-doce e picolé. Cama elástica, ações de educação no trânsito, sorteio de uma bicicleta infantil, corte de cabelo, aula de alongamento e orientações de saúde complementam a programação, que é gratuita.
Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, a ideia é incentivar entre as crianças o uso da bike como instrumento de lazer e de mobilidade urbana. “O evento é especialmente voltado aos pequenos para tentar incutir neles, desde a infância, o gosto pelo pedal. Além fazer um bem enorme à saúde, utilizar a bicicleta como meio de transporte contribuí com o ambiente e diminui o número de veículos nas ruas”, ressaltou.
O coordenador explicou que, dentre as diversas atividades oferecidas no local, a companhia vai marcar presença com a realização de brincadeiras lúdicas na área de segurança viária, além da distribuição de brindes e materiais de conscientização. Uma das recreações disponibilizadas é um quiz para testar os conhecimentos do público sobre legislação de trânsito e bons comportamentos no dia a dia das ruas.
Outra dinâmica ofertada é o tapete interativo em que criança tem que percorrer o trajeto de casa até a escola jogando dados. No meio do percurso, o participante pode ser obrigado a voltar etapas por causa de maus comportamentos, por exemplo. Outra possibilidade é avançar casas por boas condutas, como dar preferência ao pedestre ou não exceder o limite de velocidade.
Apesar de a região do Igapó e do Aterro ser uma área plana, bem sinalizada e com bom asfalto, a CMTU orienta que as crianças e pais que forem participar da pedalada utilizem os equipamentos de segurança adequados à prática. O Ciclo Sesc é desenvolvido em várias cidades do Paraná e, em Londrina, é realizado desde 2015.