Saúde promove panfletagem e mutirão de combate ao Aedes
Alunos do projeto Viva a Vida, do Jardim São Jorge, e comunidade, participarão da atividade coordenada pelos agentes de Endemias
Nesta terça-feira (24), das 9 às 11h30, a coordenação de Controle de Endemia, da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover uma panfletagem a fim de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti na região norte. A ação será concentrada na sede do Projeto Viva Vida, localizado na Rua Manoel Cardoso, 150, Jardim São Jorge. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Mobilização dos setores de Educação, Assistência Social e Saúde, para o combate ao Aedes aegypti, promovida pelo governo federal.
Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, cerca de 80 alunos do projeto e a comunidade receberão orientações sobre o armazenamento correto do lixo, para evitar que os recipientes se tornem criadouros para o mosquito, transmissor de diversas doenças, entre elas a dengue.
Para complementar o trabalho, na quarta-feira (25), a partir das 9 horas, haverá um mutirão de limpeza no mesmo local, onde os alunos participarão de uma atividade prática, orientada pelos agentes de endemias. “Eles farão um mutirão na praça localizada próxima ao projeto, para que possam reconhecer alguns materiais que podem acumular água, servindo como criadouros”, informou Lucimara.
O trabalho será realizado em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que fará o recolhimento dos entulhos, com pás carregadeiras e caminhões. Além disso, os agentes de endemias, com ajuda da cooperativa de materiais recicláveis Cooperregião, irão passar nas residências dos moradores do bairro, na quarta-feira (25) e quinta-feira (26), para orientar a comunidade sobre como fazer a correta separação dos materiais recicláveis, fundamental para evitar a proliferação do Aedes. Os moradores também serão informados sobre o dia que é feita a coleta dos recicláveis no bairro.
Unidades escolares, empresas e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 12 às 13h30, ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito, das 8h às 14 horas, de segunda a sexta-feira.