Cidadão

Cidades paranaenses recebem atrações do Festival Internacional de Música de Londrina

Primeira apresentação será nesta quarta-feira (25), em Apucarana; o FIML conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Promic

 

fest.musica.DPA 37ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina inicia, na quarta-feira (25), o projeto “…E o Festival Continua – Regionalização”. Por meio da iniciativa, várias cidades do Paraná recebem apresentações, lançamentos de CDs e recitais, com o objetivo de ampliar o acesso cultural à população paranaense, além de estabelecer novas parcerias institucionais. Nesta quarta-feira (25), às 20 horas, o projeto é aberto com o Grupo Chorus, em Apucarana.

A apresentação será realizada no Cine Teatro Fênix, localizado na Avenida Curitiba, com entrada gratuita. E em novembro, no dia 27, o Chorus sobe novamente ao palco, dessa vez na cidade de Cornélio Procópio. A performance será no auditório da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), na Avenida Alberto Carazzai, 1.640, com início às 20 horas e entrada franca.

O Grupo Chorus tem por essência cantar a música de qualidade incentivando a formação de plateias, expandindo conceitos e repertório musicais veiculados pela mídia comercial. Nos últimos anos, o Grupo ampliou sua atuação no contexto internacional, apresentando-se no Chile, Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Áustria, China e Brasil.

No dia 29 de novembro, em Maringá, o pianista Thiago Ueda Trio irá lançar o CD “Em cima da Hora” no Teatro SESC, na Avenida Duque de Caxias, 1.517.  As 12 músicas inéditas que compõem o CD trazem a diversidade rítmica e idiomática da música brasileira, com elementos do blues e do jazz norte-americano. O lançamento do álbum será às 20 horas, com entrada franca.

Thiago Ueda é pianista, compositor, arranjador e produtor musical. Passou pelo Conservatório de Tatuí e Conservatório de MPB de Curitiba. Como pianista, já dividiu o palco com grandes músicos como Glauco Sölter, Endrigo Bettega, Paulo Almeida, Sandro Haick e Thiago Espírito Santo. Já se apresentou no Maringá Jazz Festival como pianista do Grupo Celebrate Jazz Combo.
 
Outras cidades, como Douradina e Telêmaco Borba, também irão receber o projeto “…E o Festical Continua”, em datas a serem definidas.

O Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) tem direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, e direção pedagógica de Magali Kleber. O FIML é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná; Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura; Casa de Cultura, da Universidade Estadual de Londrina; e Associação de Amigos do FIML.

“…E o Festival Continua – Regionalização” conta com o patrocínio da Cacique Café Solúvel, Gazin, LCA Alimentos, Sanepar e SESI. O projeto também possui apoio cultural das Prefeituras de Apucarana, Cornélio Procópio, Douradina e da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos