Saúde abre vagas para residência médica em Medicina de Família e Comunidade
Serão ofertadas bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde; inscrições serão feitas entre 2 de dezembro de 2017 e 2 de janeiro de 2018
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de sua Comissão de Residência Médica (COREME), em credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), abrirá no dia 2 dezembro as inscrições para vagas em residência médica na área de Medicina de Família e Comunidade. Os interessados terão até o dia 2 de janeiro de 2018, para efetuar a inscrição, pelo endereço www.londrina.pr.gov.br, com o valor de R$ 300,00. Os servidores públicos municipais e candidatos de baixa renda devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) estão isentos da cobrança.
A residência tem característica de pós-graduação, sob a forma de treinamento em serviço, e é voltada para portadores de diploma de médico e alunos cursando o último ano de Medicina, desde que concluam o curso até o último dia útil antes do início da residência. Candidatos com curso no exterior deverão apresentar o diploma revalidado por universidade pública brasileira, e candidatos estrangeiros também deverão apresentar visto permanente e proficiência da língua portuguesa comprovada por instituição oficial (CELPE-BRAS), além de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Serão disponibilizadas seis vagas no total, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde – Programa Pró-Residência. O processo seletivo será feito a partir da realização de uma prova objetiva e de uma prova de análise de Curriculum vitae, além de arguição do mesmo. As provas objetivas estão previstas para o dia 21 de janeiro de 2018. Já a arguição do Curriculum vitae está prevista para os dias 15 e 16 de fevereiro de 2018, na Sede da Autarquia Municipal de Saúde.
Esta é a terceira seleção para a residência, que opera há dois anos em Londrina. A diretora geral da SMS, Eliana Marussi, reforçou a importância do serviço, que traz benefícios tanto para os médicos quanto para a população em geral. “Dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os profissionais atendem todos os ciclos da vida, desde crianças até idosos, e essa formação contribui para que eles possam atender esse público de forma mais completa, sem a necessidade de transferência de pacientes para outras especialidades, melhorando, assim, a resolutividade dos casos”, destacou.
O resultado final, assim como a publicação do edital de convocação de candidatos aprovados estão previstos para o dia 26 de fevereiro de 2018, no site www.londrina.pr.gov.br. O edital completo com mais informações, assim como a lista de documentos necessários para inscrição, está disponível no Jornal Oficial nº 3.397.




