Cidade

Educação de Jovens e Adultos realiza formatura nesta sexta-feira (15)

Quase 100 educandos receberão certificado na cerimônia; prazo de matrículas e rematrículas encerra sexta-feira (15)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta sexta-feira (15), às 19h30, a solenidade de formatura de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino da educação básica que atualmente atende 36 escolas municipais e outras instituições em Londrina. Nesta etapa, estão sendo formados 80 educandos da Fase I, que compreende do 1º ao 5º ano, e outros 18 alunos da Fase II, relativa ao nível de 6º ao 9º ano. A cerimônia irá ocorrer na Igreja do Evangelho Quadrangular, que fica na Travessa Belo Horizonte, 90, centro.

Durante a formatura, os estudantes receberão seus certificados e uma lembrança sobre o curso, que inclui um livro para cada pessoa. Serão feitas homenagens a professores, auxiliares pedagógicos e coordenadores, ex-alunos, parceiros e colaboradores da EJA em Londrina. Também haverá apresentações culturais para celebrar a trajetória dos estudantes com a culminância dos projetos especiais “Partilhando as vivências e experiências por meio das práticas colaborativas”.

Além dos formandos e seus familiares, a solenidade terá a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, professores e funcionários que compõem as equipes pedagógicas das escolas, autoridades locais e representantes de instituições locais.

Para a coordenadora da EJA na Secretaria Municipal de Educação, Déborah Flora dos Santos, a cerimônia representa um importante momento na vida dos educandos que se dedicaram para atingir metas, vencer as adversidades e conseguir caminhar para concluir seus estudos. “É uma celebração de passagem que marca a trajetória de muitas pessoas que estão sendo protagonistas de sua cidadania, ao superar desafios e perseverar na busca por formação e conhecimento. Na EJA, os estudantes aprendem, e também partilham ensinamentos com os colegas de classe e professores através de suas histórias de vida”, destacou.

Déborah também ressaltou que todos os estudantes que estão se formando na Fase I da EJA são encaminhados para dar sequência aos estudos na Fase II do projeto, ofertado hoje apenas na Escola Municipal Nara Manella, que fica no Conjunto Semíramis Braga, na região norte de Londrina. “Para 2018, existe a perspectiva de ampliação da EJA para alcançar a marca de 43 escolas municipais. No entanto, os interessados podem procurar a escola mais próxima de seu bairro a qualquer momento ou contatar a Secretaria Municipal de Educação para obter as orientações necessárias”, informou.

Tem direito a ingressar na EJA qualquer pessoa acima de 15 anos de idade, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação que não tenham sido alfabetizados ou não possuem certificação de conclusão do Ensino Fundamental, necessitando realizar essa etapa.

Sobre a EJA – A Educação de Jovens e Adultos oportuniza a valorização do conhecimento e das experiências trazidas pelos alunos, avançando para a apropriação do conhecimento científico. Este processo visa consolidar atitudes e valores, voltados à formação de cidadãos críticos e protagonistas de sua história.

Atualmente, a EJA atende cerca de mil alunos em Londrina. A Fase I (1º ao 5º ano) contempla 36 escolas municipais, da zona urbana e rural, além do Ceebja Herbert de Souza (Ceebja Betinho), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região Leste e a Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, no Eli Vive I. Na Fase II (6º ao 9º ano) são atendidos quase 200 alunos de turmas da Escola Municipal Nara Manela.

Matrículas e rematrículas – Encerra nesta sexta-feira (15) o prazo para matrículas e rematrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Londrina. Para se rematricular, os educandos devem apenas comparecer às escolas onde já estudam com comprovante de endereço (conta de luz) e documentos pessoais. Após a matrícula, é feita uma avaliação diagnóstica para que o aluno seja colocado na turma mais adequada a seu nível de conhecimento.

As pessoas interessadas em novas matrículas podem ir até a escola mais próxima de sua residência, portando os mesmos documentos, e verificar se a unidade oferece a EJA. Caso não seja ofertado o serviço, é necessário buscar encaminhamento junto à Secretaria Municipal de Educação. Informações podem ser obtidas no telefone 3375-0215.

Em 2018, os atendimentos para matrículas iniciam no dia 1º de fevereiro, quando serão abertas novas turmas.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos