Grupo “Viva Saúde” celebra dois anos de atividades
Confraternização será nesta quarta-feira (31); grupo oferece práticas físicas e orientação em saúde na região leste
O grupo “Viva Saúde”, que oferece à população da região leste de Londrina atividades físicas e orientações gratuitas de prevenção em saúde, comemora dois anos de existência com uma confraternização nesta quarta-feira (31). O aniversário será celebrado com um café da manhã, às 8 horas, para os frequentadores das atividades e profissionais responsáveis por coordenar o grupo, que é conduzido por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O encontro será na quadra esportiva localizada na Rua Flor de Jesus, próxima à UBS Vila Ricardo.
Além do café da manhã, o momento de socialização contará com apresentações culturais feitas pelos participantes do grupo, que foi fundado em janeiro de 2016, e atualmente é formado por cerca de 30 pessoas, em sua maioria mulheres, usuárias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Ricardo e do Jardim Marabá. O “Viva Saúde” promove sessões de caminhada, alongamento e exercícios físicos abertas à comunidade todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h30.
Nas quintas-feiras, também a partir das 7h30, são desenvolvidas na UBS Vila Ricardo orientações, rodas de conversa e bate-papos em um momento terapêutico, envolvendo temas diversos ligados à saúde da mulher, sob a condução de psicóloga e nutricionista do NASF. De forma geral, as atividades do grupo são realizadas por uma equipe multiprofissional formada por profissionais das áreas de psicologia, educação física, nutrição, farmácia, fisioterapia e enfermagem.
Segundo o educador físico do NASF-1 e profissional do grupo “Viva Saúde”, Edcarlos Vacario, que participa da iniciativa desde o início, as ações trazem mais qualidade de vida e motivação aos participantes, que têm a chance de alterar sua rotina com práticas mais saudáveis. “Houve uma grande evolução do grupo nestes dois anos de trabalho e é perceptível que os frequentadores passam a demonstrar mais energia e ânimo no dia a dia. É um ambiente que propicia, além das práticas físicas e terapêuticas oferecidas por profissionais, a socialização entre os participantes. Isso torna as atividades mais produtivas e agradáveis a todos”, destacou.
Já a agente comunitária de Saúde Cristiane Vieira dos Santos, que atua na área das práticas físicas do grupo, acredita que o suporte e incentivo que este projeto oferece aos usuários das UBSs faz a diferença principalmente para as pessoas que precisam mudar seus hábitos e cuidar melhor da saúde. “Os participantes podem progredir juntos em seus objetivos, uma vez que trocam experiências entre si, conversam sobre suas rotinas e no que desejam melhorar”, comentou.
Fotos: Arquivo