Prefeitura recebe visita de voluntários chilenos
Oito jovens da cidade de Melipilla estão em Londrina realizando ações de solidariedade; grupo integra o programa Missão Calebe
Jovens chilenos que atuam no projeto voluntário “Missão Calebe” visitaram nesta segunda-feira (29) a Prefeitura de Londrina. O líder do projeto na cidade de Melipilla, Franco Catalán, e sua conterrânea, Elizabeth Mora, foram recebidos pelo prefeito em exercício de Londrina, João Mendonça, pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, e pelo presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Sgarioni.
Segundo João Mendonça, a visita do grupo é uma retribuição já que, em julho de 2017, cerca de 16 jovens e adolescentes londrinenses estiveram em Melipilla e foram muito bem recebidos, inclusive pelo prefeito da cidade. “É um intercâmbio muito interessante que promove o trabalho solidário, além de contribuir para que as pessoas conheçam outras realidades. Isso é importantíssimo, e deve sempre ser estimulado”, afirmou o prefeito em exercício.
Franco Catalán, que além de liderar o projeto voluntário é funcionário da Prefeitura de Melipilla, explicou que o grupo é formado por oito chilenos, que estão em Londrina desenvolvendo ações no Conjunto Jamile Dequech. “Chegamos em Londrina no dia 11 de janeiro e, desde então, estamos atuando com famílias carentes. Fizemos a entrega de alimentos, roupas e produtos de limpeza para as pessoas mais necessitadas, e realizamos aulas de espanhol para as crianças”, detalhou.
Para Catalán, a vinda a Londrina tem sido muito proveitosa. “Gostamos muito da recepção das pessoas, será uma boa lembrança. Tem sido muito bom poder ajudar as pessoas do Brasil, sejam crianças, adolescentes ou adultos. Fizemos visita nos bairros, entramos em algumas casas e as pessoas foram muito atenciosas conosco”, contou.
O vereador João Martins, que intermediou o apoio da Prefeitura ao programa, considerou importantíssimo o trabalho, pois além do intercâmbio cultural entre os países, incentiva os jovens a exercerem sua cidadania. “Nós vemos uma juventude que está ajudando pessoas e famílias carentes com alimentos, roupas e outras coisas. Ficamos muito felizes com esse trabalho. E agradecemos o apoio da Prefeitura, que auxiliou com o transporte e outras coisas. Estamos muito gratos por isso”, disse.
Após a visita à Prefeitura, Franco Catalán e Elizabeth Mora irão conhecer outros pontos turísticos da cidade, como o lago Igapó, Jardim Botânico, e outros espaços públicos. Acompanham os jovens Marcos Gnutzmans, um dos diretores do programa em Londrina; Matheus Augusto Gnutzmans, integrante da comitiva londrinense que foi ao Chile como voluntário; e Aldeviro Cardozo, assessor do vereador João Martins.
O grupo chileno permanece em Londrina até este sábado (3). A ação é uma realização do Projeto Missão Calebe, promovido pelo Colégio Adventista e que conta com apoio da Prefeitura e outras denominações da cidade.
Foto: Divulgação