Educação firma Termo de Convênio com a UEL para manutenção de centros de educação infantil

Por meio da iniciativa, o Município cederá 10 professores da Educação Infantil à universidade, beneficiando 220 crianças
A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Educação, firmou na manhã de hoje (28) um termo de convênio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Através da parceria, o Município cederá 10 professores da Gerência de Educação Infantil para o Centro Estadual de Educação Infantil (CEEI/UEL) do Colégio de Aplicação. Os docentes atuarão em dois CEEIs – do campus da UEL e do Hospital Universitário – que atendem 220 crianças, cujos pais são servidores da universidade.
A medida, que terá duração de um ano – podendo ser prorrogada de maneira sucessiva –, vai assegurar que o serviço oferecido pela UEL tenha continuidade, uma vez que os professores que, atualmente, trabalham nos locais ocupam cargos comissionados que serão extintos. O objetivo é que os profissionais cedidos comecem a atuar nas duas unidades do CEEI já a partir de abril.
O prefeito Marcelo Belinati ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa e explicou os benefícios trazidos pelo convênio ao Município. “A Prefeitura vai ajudar o centro de educação a continuar funcionando e a Universidade Estadual de Londrina, que tanto faz pela nossa cidade, vai contribuir no treinamento dos professores da rede municipal de ensino. É uma parceria que é boa para todo mundo, principalmente para as crianças, seus pais e mães, e para a sociedade londrinense”, destacou.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que a parceria traz vantagens tanto para a universidade quanto para a Prefeitura. “Se o serviço fosse encerrado, a rede municipal de ensino teria que absorver todas as 220 crianças atendidas pela UEL, o que acabaria diminuindo o número de vagas disponíveis para outros alunos. Além disso, os CEEIS da universidade têm um papel fundamental como centros de pesquisa e formação de professores”, frisou.
A reitora da Universidade Estadual de Londrina, Berenice Jordão, agradeceu ao prefeito Marcelo Belinati e à secretária de Educação, frisando a importância do Centro Estadual de Educação Infantil que, nos seus mais de vinte anos de existência, já atendeu milhares de crianças. “Os centros de educação infantil mantidos pela UEL formam um trabalho único desenvolvido no Brasil. Trata-se de uma universidade que investe na formação dos cidadãos desde o início, em um processo que vai marcar as vidas deles. Com esta parceria, conquistamos a possibilidade de manter em funcionamento este importante trabalho que estava ameaçado”, declarou.
Além do prefeito, da secretária municipal de Educação e da reitora da UEL, a cerimônia contou com a presença do diretor do Colégio de Aplicação da UEL, Edmilson Lenardão; e da diretora de Educação Infantil da UEL, Keli Cristina Ferreira.
Avanços – A atual gestão vem realizando diversas ações para a melhoria da educação municipal. Entre elas, está o processo seletivo inovador realizado para a contratação da secretária da pasta; a implantação da Central Única de Vagas, que reorganizou a fila de espera para os Centros Municipais de Educação Infantil(CMEIs) e conseguiu vagas para quase 2.500 crianças; a viabilização de R$ 12 milhões em recursos federais para a construção de seis novos centros; a recente contratação de 505 professores e a compra de uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal.
Fotos: Vivian Honorato




