Cidade

Sema participa de 3ª reunião regional sobre resíduos sólidos

Essa foi a terceira edição do Encontro de Municípios da Região 5 – Grupo R-20; objetivo é trazer melhorias à gestão de resíduos e logística reversa

 

Na última quarta-feira (28), foi realizado, em Prado Ferreira, o 3º Encontro de Municípios da Região 5 – Grupo R-20. Representantes de nove municípios, incluindo Londrina, estiveram presentes na reunião regional que tem como finalidade a troca de informações, conhecimentos e o debate de estratégias voltadas ao gerenciamento de resíduos sólidos e a operacionalização da logística reversa.

Nesta terceira etapa do encontro, que ocorre bimestralmente, o foco de discussão envolveu assuntos como a coleta e destinação específica para resíduos recicláveis, pneus, lâmpadas, pilhas e resíduos de construção civil. Os trabalhos visam o levantamento dessas questões e a proposição de tarefas para que cada município possa analisar como melhorar o gerenciamento de resíduos sólidos, colocando em prática os modelos sugeridos nas atividades.

Além disso, também houve uma conversa com o representante da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) de Londrina, Vinícius Marques Campos. Ele tirou dúvidas e orientou os participantes a respeito das formas de destinação de resíduos, mostrou como funciona o trabalho da Central, além de falar sobre o processo de formalização de cooperativas.

A geógrafa do setor de Resíduos Sólidos da Sema, Mariza Pissinati, que participou da reunião, enfatizou que este intercâmbio de experiências e informações serve para que os municípios tenham mais condições de resolver os problemas referentes a este segmento. Ela disse que vários municípios da região possuem serviços de reciclagem, mas encontram dificuldades por não terem suas atividades formalizadas junto às cooperativas, por exemplo.

A ideia é fortalecer a integração entre os municípios, levantar os dados necessários e testar possibilidades para melhorar a coleta, o transporte e a formalização destes trabalhos. “Há municípios que já conseguiram solucionar alguns problemas ligados à gestão de resíduos sólidos, e outros estão buscando aplicar os modelos para alcançar esse objetivo. O mais importante é avançar na elaboração de um diagnóstico regional sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e a operacionalização da logística reversa”, completou Mariza.

As informações obtidas durante os encontros também são levadas nas reuniões estaduais, que acontecem a cada dois meses em Curitiba, e são coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Paraná. A Sema participa das atividades, que tem maior abrangência, e leva os resultados e propostas debatidas para compartilhar nas etapas regionais da Região 5, proporcionando acesso aos conteúdos para os municípios que não conseguem comparecer à capital do Estado.

Próximo encontro – O 4º Encontro de Municípios da Região 5 – Grupo R-20 está marcado para o dia 26 de abril, em Tamarana.

Grupo R-20 – O Grupo R-20 é formado pelos 399 municípios paranaenses, divididos em 20 regiões do Estado, e faz parte do programa estadual “Paraná Sem Lixões”, instituído pelo Decreto Estadual nº 8.656/2013.

Londrina integra a Região 5, constituída também pelos municípios de  Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos