Vista Bela recebe “Rua de Brincadeiras, Cantoria e Histórias” no domingo(4)
Evento é gratuito e integra a programação do 7º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, projeto patrocinado pelo Promic
Para este final de semana, o 7º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH) oferece uma série de atividades culturais gratuitas, voltadas para o público de todas as idades. O Centro Cultural SESI/AML será palco das atrações que acontecem no sábado (2). No domingo (3), haverá a “Rua de Brincadeiras, Cantoria e Histórias”, com diversas ações recreativas, no Conjunto Vista Bela.
O 7º ECOH possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Os ingressos para os espetáculos são distribuídos a partir de uma hora antes do início das apresentações.
A Cia. Malas Portam traz neste sábado (3), às 15 horas, a peça “Passando histórias da África”, onde conta quatro histórias, retiradas direto da “Mala Invisível”, e que são sentidas ao som do instrumento africano djembê. Na fábula “Krokô e Galinhola”, uma galinha-d’angola muito astuta se livra de virar o almoço de um crocodilo. “A origem do tambor” explica como os tambores surgiram. Por último, um gato curioso chega para revelar quem é “O ser mais poderoso do mundo”.
Ainda no sábado (3), o violeiro Paulo Freire trata, no espetáculo infantil “Medo Pequeno”, dos medos que povoam o mundo das crianças. O público participa com sugestões para as narrativas, e cantando músicas da tradição oral brasileira. A performance será às 19h30.
O Centro Cultural SESI/AML fica localizado na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral (Praça 1º de Maio), 130, centro.
Vista Bela – E no domingo (4), toda a comunidade do Conjunto Vista Bela é convidada a prestigiar a “Rua de Brincadeiras, Cantoria e Histórias”. Das 15 às 18 horas, serão promovidas várias atividades lúdicas, e a entrega de livros e fantasias infantis arrecadados na campanha promovida pelo 7º ECOH. A ação especial será realizada na Rua Luiz Moro Neto, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Maria Nívea.
Às 16 horas, a musicista e cantora Meire Valin realiza a oficina de Cantoria, relembrando as tradicionais cantigas de roda, que evoca histórias e brincadeiras através do encantamento do canto coletivo. Em seguida, às 18 horas, é a vez da Cia Malas Portam apresentar novamente as histórias do espetáculo “Passando histórias da África”.
Na programação de segunda-feira (5), participam do 7º ECOH os grupos londrinenses. Vanessa Nakadomari, da Cia Boi Voador, apresenta para os alunos do Colégio Estadual da Warta a história “Aguaceiro”. Inspiradas em contos de Marina Colasanti, as histórias envolvem o mar e trilham os emaranhados das paixões humanas. O colégio fica na Rua Eduardo Cebulski, 112, no distrito da Warta, e a apresentação ocorre às 14 horas.
Às 19h30, o Núcleo Ás de Paus traz ao 7º ECOH a peça DonAntônia. A anciã protagoniza um espetáculo cheio de lembranças e memórias, que são contadas com canções a cada visita que aparece.
O grupo londrinense é caracterizado pelo uso de pernas de pau, muletas e bastões em conjunto com cenário, musicalidade e figurino. A apresentação é voltada ao público maior de 11 anos, e será realizada na Usina Cultural, situada na Avenida Duque de Caxias, 4.159, Vila São Caetano.
O 7º ECOH conta com apoio do SESI, da CLAC, Ciranda, Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL), Gráfica Oyama, Casa da Vila, Vila Triolé Cultural e Usina Cultural.




