Alunos participam do programa Embaixadores aGentes da Paz
Mais de 130 estudantes do 5º ano receberão o título de embaixadores da paz; ação comemorativa terá recreação, palestras e várias ações
Será realizada nesta quinta-feira (22) a atividade de formação anual do 7º programa “Embaixadores aGentes da Paz”, que conta com a atuação de alunos de 53 escolas municipais de Londrina. Nesta edição, 133 estudantes, de turmas do 5º ano, receberão suas carteirinhas de embaixadores da paz, após terem participado de atividades temáticas em suas unidades escolares. A ação socioeducativa irá ocorrer a partir das 14 horas, no Parque Aquático dos Metalúrgicos, localizado na rua Vital Ferreira Chagas, 100, no Jardim Sabará III.
O programa é realizado pela Organização Não-Governamental (ONG) Clube Aventureiros do Amanhecer, com apoio do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), Capítulo União Londrinense da Ordem Demolay, Secretaria Municipal de Educação (SME) e ONG Londrina Pazeando, estando em sua 7ª edição.
O encontro deste ano terá programação repleta de atrações, com recreação na piscina, lanche, palestras educativas, o “7º Abraço pela Paz dos Embaixadores – 2018” e, ao final do evento, haverá distribuição de brindes aos participantes. Ao receberem o título “Embaixadores aGentes da Paz”, os estudantes firmam o compromisso de levar a seus colegas e escola o convite para participar do “Movimento pela Paz e Não-Violência” em Londrina.
Os professores que acompanharam todo processo e apoiaram os alunos também estarão no evento acompanhando os alunos, e poderão participar de um bate-papo sobre o círculo de construção da paz por meio das práticas restaurativas. Eles receberão ainda uma homenagem e concorrerão a um vale compras.
Segundo o secretário do Compaz e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, um dos diferenciais da 7ª edição do programa é a criação de um “dossiê” que formalizará um convite direcionado aos alunos, certificados como embaixadores da paz, para que eles atuem nas escolas incentivando e mobilizando seus colegas, professores e diretores a participarem de ações ligadas à paz em Londrina.
Galhardi contou que a intenção do trabalho é reforçar um chamado que já existia informalmente e envolver, ainda mais, os novos embaixadores para que sejam representantes do projeto em suas escolas. “Queremos ampliar a divulgação de ações diversas como o Abraço no Lago, o 5º Manifesto pela Paz, campanhas em prol do desarmamento, entre outras ações”, disse.
De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, os alunos das escolas se envolvem com o projeto após receber um material pedagógico da organização da iniciativa, que inclui produção de desenhos e jogos lúdicos abordando temas em torno da construção da paz. “O melhor desenho de cada turma é selecionado pelos organizadores e os alunos ganham a chance de participar da ação de lazer e aprendizado. Nessa edição teremos uma participação maior que a do ano passado e a tendência é, cada vez mais, fortalecer a integração entre professores e alunos neste importante projeto”, comentou.
Os alunos participantes também receberão o convite para todos os sábados participarem das atividades da ONG Clube Aventureiros do Amanhecer, que realiza encontro de campismo e educação ambiental no Parque Arthur Thomas, no período da manhã, sempre de forma lúdica. Ainda serão convidados a conhecer as ações públicas, durante todo o ano, do movimento Londrina Pazeando, como o Acampamento pela Cultura de Paz (ACAMPAZ), em setembro, que encerra a Semana Municipal da Paz.
Participação – Em 2018, o programa iniciou com a distribuição a 5.361 alunos, das 227 turmas dos 5º anos das escolas municipais da cidade. Eles receberam uma prancha para ser colorida, que também apresentava um jogo de caça-palavras e um de “ache o melhor caminho”. Por meio desse material, os professores abordaram conceitos ligados à cultura de paz, não-violência e desarmamento infantil, mostrando qual é a essência de um “Embaixador aGente da Paz”.
Deste total de participantes, 3.380 alunos se inscreveram para participar da seleção, sendo que foram escolhidos os 133 que irão participar do evento final representando suas turmas. Além disso, são 11 representantes dos projetos Viva Vida do Provopar de Londrina.




