Bibliotecas do CEU e Lupércio Luppi promovem contação de história
A narrativa será “A história das Invenções”, de Monteiro Lobato. A classificação etária é livre e a ação é gratuita
Nesta quinta-feira (10), o projeto “Toda Quinta Tem História” será realizado na biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), às 10 horas, localizada na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita I, e Lupércio Luppi, às 14 horas, na Avenida Saul Elkind, 790, Maria Cecília. A narrativa da semana será “A história das Invenções, de Monteiro Lobato”. A ação é gratuita e para participar não é necessário inscrição prévia. A classificação etária é livre.
A narração e dramatização serão desenvolvidas pelo artista plástico e professor Paulo Tio, voluntário do Sistema de Bibliotecas Públicas. Durante a contação, ele utiliza diversos recursos, como fantasias, bonecos, fantoches e materiais para representar os personagens do livro, a fim de tornar a história mais interativa e atraente para as crianças.
O livro “A história das invenções” foi publicado pela primeira vez em 1935 e apresenta a ideia de que as invenções são instrumentos que ajudam a aumentar o poder do corpo humano, permitindo ao homem dominar as forças da natureza. No livro, Dona Benta conta a Pedrinho e à Narizinho como surgiram os aviões, o telefone, a batedeira de bolo, entre outras invenções.
O coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, Guilherme Yung Wing Li, explicou que além de estimular o hábito da leitura nas crianças, o projeto incentiva a visitação nas bibliotecas. “Democratiza o acesso ao livro e à literatura e trabalha diversas reflexões com o público infantil”, ressaltou.
O projeto “Toda Quinta tem História” iniciou no ano passado, com o objetivo de inserir o livro, de maneira prazerosa, no cotidiano da criança. A ideia é oferecer, de forma periódica, atividades de contação de histórias para a comunidade londrinense, estimulando a leitura e ocupando os espaços culturais da cidade.