Educação realiza etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE)
Podem participar representantes de educação básica, superior, técnica, profissionalizante e dos movimentos sociais
Podem participar representantes de educação básica, superior, técnica, profissionalizante e dos movimentos sociais
Para debater democraticamente as políticas públicas em prol da educação e propor avanços a serem implantados desde o ensino infantil à pós-graduação, o município de Londrina vai receber a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018. O encontro acontecerá no dia 29 de maio, das 8h às 18h, no anfiteatro maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 380, s/n.
Poderão participar representantes de diversos segmentos como da educação básica, superior, técnica e profissionalizante, além de participantes dos movimentos sociais. Também estão sendo convidados os representantes das entidades educacionais conveniadas, de instituições de ensino públicos municipais e estaduais. Ao todo, serão 280 vagas disponibilizadas em oito eixos de debates, que formarão grupos com 35 pessoas em cada área de debates. As inscrições devem ser abertas até o início da próxima semana, através da plataforma moodle.
As discussões serão guiadas por documentos que estarão disponíveis no dia da inscrição, assim aqueles que se inscreverem poderão fazer o download dos arquivos e lê-los antes do encontro. O primeiro eixo tratará sobre “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação”.
O segundo abordará os “Planos Decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das Políticas Educacionais”, o terceiro será sobre os “Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, participação popular e controle social”; o quarto vai tratar dos “Planos Decenais, SNE e a Democratização da Educação: acesso, permanência e gestão”; o quinto terá o tema “Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão”; o sexto vai tratar sobre “Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, desporto, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação”; o sétimo vai tratar sobre os “Planos Decenais, SNE e valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e o oitavo será sobre “Os planos decenais, SNE e financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social”.
As discussões levantadas nesses eixos serão colocadas em ata e serão levadas na etapa estadual em junho deste ano. Na etapa intermunicipal vão participar 19 municípios contando com Londrina. São eles: Alvorada do Sul, Bela Vista, Cambé, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.
O encontro nacional deve acontecer em julho, em Brasília, com o tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.