Escola da região leste comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
Com participação de alunos do curso de Geografia da UEL, a Escola Municipal José Garcia Villar promove, nesta terça-feira (5), oficinas, bate-papo e contação de histórias
Cerca de 300 alunos da Escola Municipal José Garcia Villar participam, nesta terça-feira (5), de atividades especiais pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante o período da tarde, estudantes do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) irão até a escola para realizar contação de histórias, bate-papo e oficinas práticas para as crianças. A escola fica na Rua Pitangueiras, 209, no Jardim Panorama.
Os estudantes da UEL fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET) de Geografia, com tutoria da professora Jeani Delgado Paschoal Moura. Segundo a vice-diretora da escola municipal, Fernanda Manella, o tema das atividades é “Somos todos guardiões do meio ambiente”. “A primeira ação será uma conversa com os alunos das turmas do P5 ao 2º ano, conversando sobre os cuidados com o ambiente e ajudando as crianças a pensarem no tema, falando sobre o local que elas vivem e frequentam, como a casa, escola, rua e vizinhança”, explicou.
Fernanda citou que neste bate-papo as crianças poderão contar suas impressões sobre esses ambientes. “Na sequência, haverá contação de histórias, para envolver as crianças. Utilizando uma garrafa plástica cheia de água, com peixes de brinquedo dentro, o tema da história é um pescador, que mora próximo ao rio. Vamos então questionar os alunos sobre os rios, o que eles podem nos oferecer e como podemos preservá-los”, detalhou.
Após a história, os alunos participam de oficinas onde irão aprender a produzir brinquedos e jogos, utilizando materiais recicláveis, como a garrafa pet. “Essas oficinas têm como objetivo sensibilizar os estudantes, ensinando e estimulando a imaginação e o trabalho coletivo. No encerramento, as crianças vão brincar com os jogos que eles mesmos fizeram”, afirmou a vice-diretora.
Cada oficina será desenvolvida com uma turma diferente. Os alunos irão produzir fantoches, jogo da memória, jogo da velha com tampa de garrafa pet, e participar de uma gincana de reciclagem.
De acordo com Fernanda, a programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente prossegue no decorrer da semana, conduzida pelos professores em sala de aula. “Nosso objetivo com essas ações é reforçar e estimular, através de diferentes dinâmicas, para eles colocarem em prática o saber. O mais difícil do conhecimento é aplicá-lo no dia a dia, e por isso queremos conscientizar para que esses alunos consigam incluir o que aprenderam na sua rotina, replicando para suas famílias e comunidade”, frisou.




