Crianças da região sul participam de tarde recreativa no Mês de Combate ao Trabalho Infantil
Serão oferecidas brincadeiras com cama elástica, tobogã, cordas e pintura, além de conscientização; ações são da rede socioassistencial da região sul
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Sul-A) realiza nesta quarta-feira (20), das 14 às 16 horas, a terceira ação do Mês de Combate ao Trabalho Infantil. O encontro é aberto para crianças e adolescentes atendidos pela rede socioassistencial da região sul de Londrina e para a comunidade em geral. Dessa, vez, aproximadamente 50 alunos do 2º ano da Escola Municipal Osvaldo Cruz, localizada no Jardim Santa Joana, região sul, estão confirmados para participar da tarde recreativa e de lazer que terá brincadeiras e momentos de conscientização sobre a questão do trabalho infantil na sociedade.
As atividades serão feitas em espaço aberto, em frente à sede do CRAS Sul-A e da Biblioteca Eugênia Monfranati, que é parceira da iniciativa e funciona no mesmo endereço, na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260. Outro parceiro da agenda de trabalhos é o Projeto Viva Vida do Jardim União da Vitória.
A coordenadora do CRAS Sul-A, Clarissa Morales Rando, informou que as crianças poderão se divertir livremente tendo à disposição cama elástica, tobogã inflável, cordas e pintura artística. Também serão servidos pipoca, suco, doces e quitutes juninos. “Aproveitaremos, ainda, para fazer um trabalho de sensibilização com entrega de materiais que abordam o tema do combate ao trabalho infantil, como um livro ilustrado do Ziraldo, por exemplo, que trata do assunto na linguagem das crianças. Os materiais são concedidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal de Assistência Social”, contou.
A equipe do CRAS Sul-A estará presente para monitorar e acompanhar as ações, à tarde, com profissionais de assistência social e psicologia, e estagiários das áreas de serviço social, pedagogia, psicologia e secretariado executivo.
Os encontros do Mês de Combate ao Trabalho Infantil tiveram início no dia 6 de junho. Na segunda edição, realizada no último dia 13, participaram cerca de 40 crianças do Projeto União para a Vitória e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Seixas, do Jardim União da Vitória II. Além dos trabalhos de amanhã (20), a agenda terá mais uma atividade na semana seguinte, do dia 27, ainda a ser confirmada.
Sobre o CRAS Sul-A – O Centro oferece uma série de atividades periódicas como oficinas, que atendem uma média de 80 famílias ao mês em Londrina, e serviços de psicologia e atendimento em serviço social, em caráter coletivo e individualizado. Somente nesta última modalidade, cerca de 150 famílias recebem os serviços por mês. Com relação aos beneficiários de programas sociais do Município, aproximadamente 500 famílias são hoje atendidas.
Esta unidade ainda desenvolve ações comunitárias em parceria com serviços de políticas públicas de outras áreas, como saúde e educação, abertas a toda a comunidade, além dos atendimentos do Cadastro Único, com base nos benefícios concedidos via governo federal, estadual e municipal.