Município realiza capacitação para X Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente
Profissionais que atuam na área de direitos e políticas públicas para crianças e adolescentes podem participar; o credenciamento será feito na hora do evento
Na próxima quinta-feira (28), das 8h30 às 12h, o município de Londrina receberá uma capacitação para a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Ela acontecerá no auditório da Igreja Nova Aliança, Rua Cuiabá, 48. Não haverá inscrição antecipada, pois o credenciamento terá início às 8 horas, no local do evento.
Podem participar os conselheiros de direitos e políticas públicas, conselheiros tutelares, trabalhadores da rede de atendimento à criança e ao adolescente, representantes de movimentos sociais, de Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas e interessados em debater sobre a proteção, a diversidade e o enfrentamento à violência contra as crianças e os adolescentes.
Às 8h30, será feita a abertura do curso e das 8h40 até 11h os interessados participarão da mesa-redonda sobre o assunto. Esta ação faz parte da fase preparatória para a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Conferência Municipal, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro deste ano, apresenta cinco eixos centrais de debates que são a Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
É um espaço de participação social, que tem como objetivo ampliar a participação da sociedade no planejamento, controle e fiscalização das políticas públicas. Por isso, todos os cidadãos que trabalham com a área estão convidados para participar e trocar experiências, conhecimentos e vivências do cotidiano, ajudando desta forma a melhorar o desenvolvimento das políticas e ações públicas em prol da criança e do adolescente.
Segundo a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, “o engajamento de todos é fundamental, cuidando de nosso bem maior, que são as pessoas, desde os anos iniciais de sua vida, tecendo uma convivência criativa com reconhecimento das diferenças”.




