Destaques

Maternidade Municipal de Londrina recebe homenagem da Câmara nesta quinta-feira (5)

Maternidade.ARQUIVO.P

Diploma de Reconhecimento Público será entregue para valorizar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e Maternidade

 

Como forma de reconhecimento aos mais de 25 anos de serviços prestados à população de Londrina, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai receberá uma homenagem da Câmara Municipal nesta quinta-feira (5), às 17 horas. Os vereadores farão uma interrupção na sessão ordinária para realizar a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à instituição, fundada em 1992. Desde maio de 2018, a Maternidade está passando por serviços de reforma e ampliação, em obra viabilizada pela gestão do prefeito Marcelo Belinati, com investimentos do Município, governo estadual e federal. A sede da Câmara Municipal fica na Rua Governador Parigot de Souza, 145, Jardim Caiçaras.

A iniciativa da homenagem é uma proposição de autoria do vereador Tio Douglas e a solenidade contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, de toda a equipe gestora da Maternidade, além de servidores desta instituição.

Segundo Felippe Machado, a honraria pública vem para coroar e consolidar o trabalho da maternidade, que é a maior do norte do Paraná e referência estadual, sendo responsável pela realização de mais da metade dos partos, via SUS, em Londrina. “O recebimento do título vem em um momento importante, quando o Município consegue iniciar a obra para reconstruir e ampliar a Maternidade. Mais de 84 mil crianças nasceram no local desde sua inauguração e, infelizmente, ao longo dos anos, o espaço nunca passou por uma reforma significativa. Agora isso será possível e estamos felizes com este reconhecimento. Em especial, estendemos a homenagem a todos os profissionais e servidores, pois sem a dedicação e comprometimento deles, de nada adiantaria ter um prédio todo reformado”, disse.

O vereador Tio Douglas afirmou que a homenagem é uma forma de valorizar o serviço de grande relevância prestado pela maternidade em prol da população de Londrina, destacando o empenho dos servidores e funcionários na assistência às gestantes e parturientes atendidos diariamente no local. “O nascimento dos filhos com certeza é um dos momentos mais marcantes e felizes na vida das mães e pais. Temos em Londrina uma maternidade municipal que há mais de 25 anos é referência no amparo e atendimento às mães, e que por isso merece todo o reconhecimento. Lá, existe toda a estrutura para partos, exames, amamentação e os testes do pezinho, orelhinha e olhinho, entre tantos outros serviços importantes”, ressaltou.

Tio Douglas enfatizou que, neste momento, também está sendo valorizada a atuação do Executivo e o esforço do prefeito Marcelo para captar os recursos necessários e colocar em prática a obra de reforma que proporcionará um espaço de grande qualidade para a cidade. “A Prefeitura, na atual gestão, vem tornando possível uma mudança na área da Saúde. Além da Maternidade, que será totalmente renovada, estamos acompanhando o início de várias reformas nas UBSs de Londrina, entre outros trabalhos que estão em curso para melhorar os serviços públicos”, completou.

Reforma – Ao todo, serão investidos cerca de R$ 5 milhões para a realização dos trabalhos de ampliação e melhorias diversas na estrutura física da maternidade, que nunca recebeu reforma significativa desde que foi fundada, há mais de 25 anos.

O projeto de captação de recursos ocorreu de forma conjunta com recursos próprios da Prefeitura, do governo estadual e federal, incluindo emendas parlamentares. Os serviços incluem a reforma de 750 m2 de área existente, além da ampliação de aproximadamente 1.000 m² de área da maternidade.

Serão realizados serviços de pintura, troca de telhado e piso, adequações no layout interno para melhoria da ambiência, climatização e a criação de um Centro de Parto Normal com cinco leitos, interligado ao Centro Obstétrico. Haverá a construção de dois novos leitos no setor de pré-parto, aumentando de 8 para 10 unidades nesta área. Os 37 leitos pós-parto existentes hoje serão mantidos. A obra ainda contemplará a construção de um novo bloco onde serão alocadas a nova lavanderia, sala de costura, Depósito de Material de Limpeza (DML), entre outros ambientes.

Importância – Com uma média mensal de 270 partos e 760 atendimentos em geral, a Maternidade Municipal Lucila Ballalai é uma das mais importantes maternidades públicas da região norte do estado e de todo o Paraná. Foi fundada em 23 de dezembro de 1992 e, desde então, nunca recebeu uma reforma geral como a que agora será implantada pela Prefeitura. No ano de 2000, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF, Organização Mundial da Saúde (OMS) – MS e, em 2006, o Prêmio Galba de Araújo pelo respeito à dignidade da mulher e humanização do parto, pela presença do acompanhante.

O hospital ocupa um papel importante, sendo referência na constituição da Rede de Assistência Materno Infantil/Rede Cegonha, exclusiva no atendimento de risco habitual para o SUS, representando um serviço de grande relevância para a população de Londrina.

Atualmente, a Lucila Ballalai é a maternidade que mais realiza partos no norte do Paraná, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o estado, é a 8ª maternidade no âmbito do SUS com maior número de partos efetuados. Os dados foram apontados pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), considerando os partos realizados entre janeiro e novembro de 2017.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos