CTA faz palestra com jovens do Tiro de Guerra
Essa será a última turma do TG a participar da oficina que trata sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
Esta será a última turma do TG a participar da oficina que trata sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
De segunda-feira (30) a quinta-feira (2), das 6h às 7h40, os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA) vão até o Tiro de Guerra de Londrina (TG) realizar uma oficina sobre os riscos de contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A atividade será desenvolvida com 40 jovens, na sede do TG, que fica na Avenida Salgado Filho, 1334, no Jardim Califórnia.
O objetivo é alertar os jovens para os perigos das ISTs, além de falar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. O foco principal é o HIV e a Aids, visto que em Londrina, de 2012 a 2016, foram registrados 853 novos casos da doença, sendo 641 deles em homens e 212 em mulheres.
De acordo com o enfermeiro do CTA e um dos responsáveis pela oficina, Edvilson Cristiano Lentine, a ação com os jovens do Tiro de Guerra é importante, porque entre as pessoas diagnosticadas com HIV/Aids a maioria era do sexo masculino e entre a faixa etária dos 25 a 34 anos, seguido dos indivíduos dos 25 a 44 anos, e daqueles com 15 a 24 anos. “Essa será a última turma do Tiro Guerra a participar da oficina. Nossa intenção é conscientizar o público sobre as medidas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, visto que os jovens do sexo masculino pertencem ao grupo mais atingido”, explicou.
Após o término dessa oficina, os 160 atiradores terão participado das ações do CTA. Durante quatro dias, os participantes recebem instruções sobre as ISTs mais comuns, as formas de diagnóstico e tratamento, a importância do uso de preservativos feminino e masculino, e sobre o preconceito que ainda existe relacionado às pessoas portadoras dessas doenças.
Estas informações são repassadas de forma interativa, com dinâmicas de grupo e vídeos informativos. A intenção é realizar as oficinas com diversos segmentos da sociedade. Aqueles que desejarem mais informações sobre as ISTs podem acessar o site da Prefeitura de Londrina através do link https://goo.gl/QRqhFH.
Foto: Divulgação