Direitos da criança e do adolescente serão debatidos na região norte A
Objetivo é discutir e desenvolver políticas públicas para a área e fazer um diagnóstico sobre a realidade local
Nesta quinta-feira (30), das 9 às 11 horas, será realizada a sexta pré-conferência que visa debater os direitos da criança e do adolescente, etapa preparatória para a 10ª Conferência voltada a este tema, que acontecerá em novembro. O encontro será direcionado para a comunidade da região norte A e acontecerá na Paróquia São João Paulo II, na Avenida Giocondo Maturi, 719, Jardim Padovani.
As pré-conferências são organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e estão acontecendo em duas modalidades: regional e por seguimentos específicos. Na modalidade regional, até agora participaram as comunidades dos distritos de Paiquerê, Irerê, Guairacá, Lerroville, Espírito Santo, Patrimônio Regina, região leste e norte B. Na modalidade por seguimentos específicos, os encontros foram voltados para crianças e adolescentes moradores de assentamentos e adolescentes privados de liberdade.
Os encontros prosseguem até 14 de setembro e serão realizados em todas as regiões de Londrina, incluindo a rural, e com os grupos específicos: criança e adolescente com deficiência; adolescentes privados de liberdade; crianças e adolescentes indígenas e trabalhadores que atuam com os direitos de crianças e adolescentes. As regiões, locais e horários das próximas pré-conferências podem ser consultados na página do CMDCA, no site da Prefeitura www.londrina.pr.gov.br, ou pelo telefone 3378-0028.
Nestes encontros estão sendo debatidos cinco eixos temáticos: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência; orçamento e financiamento das políticas públicas; participação, comunicação social e protagonismo e espaços de gestão e controle social das políticas públicas.
Cada eixo temático é discutido por meio de grupos de trabalhos, divididos entre crianças, adolescentes e adultos. Uma novidade é a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, indígenas e moradores de assentamentos na realização de pré-conferências específicas.
Na ocasião também está sendo realizada a eleição de delegados, que representarão o Município em conferências estadual e nacional. Ao todo serão eleitos 225 adolescentes, 75 crianças e 216 pessoas do segmento adulto. Eles serão responsáveis por deliberar as propostas que serão definidas como políticas públicas de Londrina para os próximos três anos.
De acordo com a secretária executiva do CMDCA, Edsonia Marcelino, o objetivo das pré-conferências, conferência e outras ações realizadas neste sentido, é mobilizar as pessoas para participarem da defesa e garantia dos direitos deste público. Sobre as pré-conferências, Edsonia ressaltou que é um momento para refletir e discutir a realidade das crianças e adolescentes do município, além de atuar na defesa e promoção dos direitos delas, mobiliando a sociedade e o poder público para se envolverem no tema.
Segundo ela, os encontros têm superado a expectativa dos organizadores, no que tange a mobilização da rede e a participação popular. “As redes locais têm se envolvido com representantes das diversas políticas públicas como Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Trabalho, e a comunidade tem sido muito participativa, contribuindo com o levantamento de propostas para a área”, contou.
Com relação a participação de crianças e adolescentes nestas reuniões, Edsonia informou que foram criadas metodologias específicas para que elas possam se expressar sobre o tema, de forma lúdica, por meio de dinâmicas, desenho, pintura e fantoches. “As crianças e adolescentes estão falando da realidade em que vivem e sobre as suas necessidades”, enfatizou.
Conferência – O enfoque da etapa preparatória coaduna um dos objetivos da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é promover a difusão e o debate sobre o conteúdo temático, indicando propostas de acordo com a realidade vivenciada pelo público em questão.
O evento será realizado nos dias 8 e 9 de novembro na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência”. A estimativa é receber um público de 800 pessoas, com a participação de delegados eleitos, representantes de órgãos públicos, movimentos sociais, fóruns, sindicatos e da sociedade civil.