CMEI Maria Cecília recebe palestra sobre dengue e outras endemias
Objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância de medidas que evitem a proliferação do Aedes aegypti
Estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Cecília recebem na próxima quinta-feira (26), às 9h, uma palestra sobre a dengue e outras endemias. Quem ministra a atividade é a agente de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lucimara Vasconcelos. O objetivo da conversa é conscientizar os 150 alunos sobre a necessidade de ações que evitem a proliferação do Aedes aegypti e também medidas de combate ao mosquito. O CMEI fica na Rua Alcides Simão Santiago, 255.
A ação inclui uma parte teórica com informações sobre os sintomas das doenças, formas de contágio, medidas preventivas e encaminhamentos que devem ser tomados no caso de suspeita. Em seguida, um vídeo da Turma da Mônica ilustra o assunto por meios de diálogos entre os personagens.
Para a atividade, os agentes da SMS prepararam uma estrutura lúdica como intuito de sensibilizar e facilitar a compreensão dos estudantes acerca da dengue e outras endemias como a febre amarela, zika e chickungunia. Os materiais incluem tipos de criadouros, o larvário do Aedes que exibe o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, assim como uma maquete que contrasta o quintal certo e o quintal errado, na qual o primeiro exibe garrafas viradas para baixo, vasos de plantas com areia e uma piscina coberta, enquanto o outro contém pneus com água e uma caixa d’água descoberta. Além disso, serão expostos cartazes e banners com ilustrações e orientações.
De acordo com Lucimara, a ação impacta não apenas nas crianças como também nos familiares. “Como educadores, nós sabemos que a educação começa em casa e se complementa na escola. Nossa proposta é chamar a atenção dos alunos para pequenas atitudes que podem prevenir a dengue e outras doenças. O objetivo de trabalhar com os pequenos é que eles transmitam os conhecimentos aos pais e familiares”, explicou.
Dengue em números – A SMS divulgou nesta quarta-feira (12) o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Desde início de 2018 até agora, foram registradas 2.042 notificações relacionadas à doença. O total compreende 19 casos confirmados, 1.888 descartados e outros 133 que aguardam o resultado de exames laboratoriais.
Foto: Arquivo