Sala do Empreendedor e Sebrae finalizam curso para MEIs
Consultorias individuais sobre finanças e marketing podem ser agendadas na Sala do Empreendedor, pelo (43) 3372-4108
Consultorias individuais sobre finanças e marketing podem ser agendadas na Sala do Empreendedor, pelo (43) 3372-4108
Encerrou ontem, quarta-feira (26), o Curso de Vendas para Microempreendedores Individuais (MEIs) ofertado pela Sala do Empreendedor de Londrina em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 33 pessoas se inscreveram para participar das 12 horas de aprendizado.
O objetivo foi capacitar os participantes, para que eles conseguissem melhorar sua posição no mercado, estimulando seu crescimento e fortalecimento. Em três quartas-feiras diferentes (dias 12, 19 e 26), o consultor do Sebrae-PR, Sidney Kayamori, orientou os microempreendedores em três áreas distintas que foram: vendas internas e estratégias de comércio e empreendimento, vendas externas e uso das mídias sociais para alavancar as vendas. Kayamori é economista e tem especialização em engenharia e em Varejo pela Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.
Na primeira semana, foram abordadas questões importantes que os MEIs devem se atentar desde o início da abordagem com o cliente. Entre elas, a necessidade de ouvir o consumidor e perceber seu perfil, observar o que ele procura em uma mercadoria ou serviço, mostrando os benefícios do mesmo, o custo-benefício, as facilidades, a economia, a rentabilidade e a conservação.
Em seguida, os participantes obtiveram mais informações sobre vendas externas e a importância de campanhas, promoções, condições de compra, da fachada do empreendimento, estrutura da empresa, os produtos mais vendidos e aqueles em evidência e os que estão em decadência.
No último dia, o consultor apresentou a possibilidade de vendas por meio das mídias sociais e a importância que o e-commerce tem ganhado no Brasil e no mundo, visto que mídias como Facebook, Instagram e LinkedIn Corporation e aplicativos gratuitos de vídeos e fotografias, como o InShot, ajudam a divulgar as informações, pescar novos clientes, mostrar o produto, divulgar promoções, lançamentos e dias especiais.
Kayamori destacou que as mídias sociais são canais importantes para o MEI, que pode usá-las para mandar fotos e vídeos dos produtos, mensagens para sanar dúvidas e mostrar a imagem institucional da empresa, ajudando a vender seu produto e serviço. “Por isso, demos várias ideias para que eles possam aplicar”, contou.
Segundo a gerente da Sala do Empreendedor, Nilcéia de Fátima Vertuan, todo esse conhecimento repassado foi muito bem recebido pelos microempreendedores que participaram da atividade. “O curso e a rodada de negócios foram um sucesso. Os participantes gostaram bastante e pediram para fazermos outras vezes. Nossa expectativa é realizá-lo novamente no próximo ano e trazer novas temáticas para serem debatidas conforme a demanda dos MEIs”, explicou.
Segundo Nilcéia, este ano, o curso não acontecerá novamente, mas os microempreendedores que tiverem dúvidas relacionadas a Marketing ou Finanças podem agendar um horário com a consultoria individual gratuita. Ela acontece todas as sextas-feiras, das 12h às 18h, na Sala do Empreendedor, que fica no piso térreo da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635.
O cidadão interessado na consultoria precisa agendar um horário pelo telefone (43) 3372-4108 ou pessoalmente na Sala do Empreendedor. Assim, durante uma hora, o consultor especializado do Sebrar/PR tira dúvidas e dá mais informações aos MEIs.