Cidade

Projeto “Guarda Municipal Mirim” forma mais 80 crianças da rede municipal

O projeto busca colaborar no resgate de valores sobre respeito, cidadania e amizade

formatura GMM 3 foto Bruno AmaralO Grupamento Escolar da Guarda Municipal de Londrina (GMEC) realizou, na manhã de ontem, quinta-feira (27), a formatura de 80 crianças, de três turmas do quarto ano fundamental da escola municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, região leste. Durante 3 três meses, e carga horária de 24 horas aula,as crianças participantes do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) receberam ensinamentos sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying.

De forma lúdica e intuitiva foi possível conversar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade. Os alunos também aprendem sobre ordem unida a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.

De acordo com a supervisora do GMEC e coordenadora do projeto, Cássia Munhoz, o trabalho tem como objetivo uma complementação na proteção das crianças. “Diante de um contexto de aumento de violência que vivenciamos em nosso cotidiano, é imprescindível um trabalho específico de proteção integral à criança e ao adolescente contra todo tipo de violência, bem como, no que tange à privação de direitos e deveres”, explicou.

formatura GMM 1 foto Bruno AmaralO secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, esteve presente na solenidade de formatura e contou que está satisfeito com o resultado do projeto neste ano. “É muito gratificante ver esse trabalho social da Guarda Municipal de Londrina. A diretora elogiando e as professoras pedindo para ampliarmos as turmas significa que o trabalho é um sucesso. Mas, o melhor é ver a seriedade com que as crianças encaram a sua formatura e o seu entusiasmo em jurar que serão bons ‘Guardas Municipais Mirins’ na cidade”, disse.

É a primeira vez que a Escola Maria Shirley Barnabé Lyra recebeu as atividades. De acordo com Néia Barreto, diretora da unidade escolar, antes da presença dos guardas municipais escolares o local era constantemente vandalizado. “A gente percebe o aumento do respeito por parte dos alunos. Eu acredito que eles vão levar os ensinamentos do projeto para a vida. Um aluno ficou alguns dias evadido da escola e, graças ao trabalho da rede escolar, ele pôde voltar às aulas e agora está formado guarda municipal mirim”, contou.

O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado em 2014 e com a finalização das turmas de 2018 já formou aproximadamente 1.100 crianças, em várias escolas municipais.

Fotos: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos