Cidadão

Semana do Livro e da Biblioteca oferece diversas atividades nesta quarta-feira (24)

Programação inclui cursos, oficinas, contação de histórias e a 8º Mostra de Música de Câmara

 

semana.nacional.livro.DPComeçou na última segunda-feira (22) a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2018, iniciativa que tem como objetivo promover ações que atuem no fomento ao livro, à leitura e à literatura e na democratização do acesso à informação no âmbito municipal. A programação prossegue até o dia 29, oferecendo palestras, cursos, oficinas, contação de histórias, feiras de livros, entre outras atividades, que podem ser consultadas no endereço bit.ly/2ylV00N. Nesta quarta-feira (24), serão oferecidas 13 opções diferentes para quem deseja participar, em diversos horários e regiões da cidade.

Interessados em capacitações poderão participar de dois cursos na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Das 8h às 12h será trabalhado “Normalização de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT e Vancouver” e, das 8h às 18h, “Pequenos reparos e higienização de livros”. Os investimentos são de R$ 30 e R$ 50, respectivamente. As inscrições podem ser feitas pelo site da UEL, www.uel.br/eventos.

Outras duas ações formativas acontecem na Biblioteca Lupércio Luppi, na região norte, das 8h30 às 11h30 e na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, das 13h30 às 17h, onde serão realizadas oficinas de escrita de microcontos. Já na Biblioteca do CEU, uma oficina de contação de histórias vai abordar a obra “Os sete novelos: um conto de kwanzaa”, das 10h30 às 11h30. Já o Auditório Ipolon da UniFil recebe, das 11h às 12h30, uma oficina sobre as obras literárias requeridas pelo vestibular 2019 da UEL. Todas as atividades são gratuitas.

Para as crianças não vai faltar contação de histórias. A Biblioteca Ramal Vila Nova oferece a partir das 10h a narração das aventuras de Peter Pan. No mesmo horário, diversos contos serão expostos a Biblioteca Infantil de Londrina, direcionados a crianças de 3 ou 4 anos. Já na Biblioteca do Colégio Mãe de Deus, às 16h20, os pequenos conhecerão o livro “Quem soltou o pum”, de Blandina Franco José Carlos Lollo.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, durante todo o dia várias regiões terão à disposição atividades relacionadas à cultura e à literatura. “Para esta quarta-feira programamos diversas atividades, ações sociais, de contação de histórias, oficinas, cursos e outras atividades que acontecem em todas as regiões do município. A programação é ampla e visa atingir todos os públicos, em diferentes faixas etárias, já que o nosso objetivo é democratizar o acesso aos livros, à literatura e às bibliotecas para toda a população”, disse.

Unindo a música à literatura, às 13h a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” fará uma apresentação na Biblioteca Eugênia Monfranati. O espetáculo abre a VIII Mostra de Música de Câmara, que vai contar com uma série de concertos em bibliotecas públicas de Londrina – o Circuito nas Bibliotecas. Coordenado pela pianista e produtora cultural Irina Ratcheva, em 2018 o grupo comemora 20 anos de trajetória, levando a música clássica a igrejas, escolas municipais e espaços comunitários.

Já a Biblioteca do Sesi/Senai Londrina, recebe às 15h a “Biblioteca aberta – ação social criatividade e imaginação pela leitura. O público-alvo da atividade são as crianças do Instituto União para a Vitória, iniciativa que trabalha questões como protagonismo, participação cidadã, mundo do trabalho, convivência social, oferecendo atividades de coral, taekwondo, taiko, capoeira, futebol, entre outras.

A fim de colaborar com o Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem o objetivo chamar atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, será realizado o Sarau Rosa – Poesia e Força, com textos que fortaleceram e ajudaram mulheres na luta contra o câncer. A atividade é gratuita e acontece, das 16h às 18h, na Biblioteca do Sesc Centro.

Leda ressaltou o papel da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca para divulgar os serviços oferecidos pelas bibliotecas. “Hoje a informação está disponível em diversos suportes, não só nos livros. Por isso, é importante iniciativas como estas para chamar a atenção das pessoas para o acervo das bibliotecas e para os serviços que elas oferecem durante o ano todo. Convidamos toda a população a participar”, disse.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída em 9 de abril de 1980, pelo Decreto nº 84.631, sendo comemorada em todo território nacional na última semana de outubro. Recebem os eventos todas as bibliotecas municipais, além de outras sete de centros culturais e instituições de ensino públicas e particulares.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos