Secretaria do Trabalho abre inscrições para cursos em parceria com o Senac
As inscrições serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de outubro, das 8 às 12 horas, na sede da SMTER, na Rua Pernambuco, 162, centro
A partir da próxima segunda-feira (29), a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) oferta vagas para novos cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Londrina. Ao todo, são 60 vagas gratuitas abertas para quatro cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Há atividades para os setores de comércio e gestão de vestuário, supermercados, autopeças e materiais de construção. A carga horária total é de 95 horas e as aulas serão realizadas integralmente em ambiente online.
As inscrições serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de outubro, das 8 às 12 horas, na sede da SMTER, na Rua Pernambuco, 162, centro. Todos os cursos terão emissão de certificado pelo Senac. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental. É necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e possuir um e-mail ativo. A abertura dos módulos irá ocorrer no dia 12 de novembro e a conclusão será até 24 de dezembro. O conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet e conforme a disponibilidade do aluno, que poderá concluir o curso em menor tempo, caso deseje.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, informou que mais de 1.200 trabalhadores já participaram em 2018 dos cursos realizados, entre ações de capacitação, qualificação e requalificação. “As atividades ocorrem na cidade em parceria com instituições, universidades e empresas locais e a participação tem sido muito positiva. Estamos chamando a atenção dos trabalhadores de Londrina e reforçando o convite para que eles conheçam os cursos e participem, pois é possível fazê-los no modelo EaD e sem custos”, disse.
Elzo frisou que, por meio das iniciativas, a população tem a oportunidade de buscar formação profissional para adquirir renda própria em seu ramo de atividade, ou buscar conhecimentos e formas de ingressar ou se adequar ao mercado de trabalho. “Também há ações direcionadas para aquelas pessoas que já estão trabalhando mas querem aprimorar seu desempenho para melhorar o rendimento na função que exerce. São cursos todos gratuitos que incentivam os cidadãos e promovem a inclusão”, destacou.