Conselho do Idoso recebe visita de pesquisadora
No encontro foi destacada atuação do CMDI através das comissões existentes, como a relativa à efetivação dos direitos da pessoa idosa
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) recebeu ontem, terça-feira (28), a visita da pesquisadora Áurea Eleotério Soares Barros, da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). A pesquisa, referente a um edital da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é sobre os conselhos no Brasil.
Na entrevista com a pesquisadora, foi destacada a atuação do CMDI através das três comissões existentes: Comissão de Efetivação dos Direitos da Pessoa Idosa, que desenvolve ações com outras políticas públicas em temas como a segurança no transporte coletivo e mobilidade urbana; Comissão de Denúncias, que recebe denúncias relacionadas a questões que envolvem desrespeito aos direitos garantidos ao idoso; e Comissão de Registro e Acompanhamento, que orienta as instituições que solicitam registros.
A presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, contou que Áurea elogiou a atuação do CMDI em Londrina e que as informações levantadas serão disponibilizadas a todos os conselhos municipais com a finalidade de compartilhar as experiências de sucesso. De acordo com Luciana, a boa atuação é devido ao fato do CMDI estar ligado a Secretaria Municipal do Idoso, atuando de forma integrada e articulada e disponibilizando toda a estrutura para que o Conselho funcione.




