Programa de Preparação à Aposentadoria encerra atividades de 2018
De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria
De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria
Na manhã desta sexta-feira (7), o Programa Municipal de Preparação à Aposentadoria, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), encerrou as atividades de 2018 com homenagens aos servidores aposentados durante o ano. A festividade aconteceu na sede da Associação dos Aposentados Prefeitura Municipal de Londrina, na Rua Kozen Igue, 270, Jardim Granville.
Os participantes puderam assistir a apresentação da Banda Interação, que emocionou com músicas natalinas que refletiam o amor e a gratidão, como “Noite Feliz” e “Aleluia”, e todos receberam um certificado de agradecimento pelos serviços prestados e uma muda de girassol, cultivada no Viveiro Municipal de Londrina, pela Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA).
De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria, e para prevenir o surgimento de doenças e ajudar no planejamento da nova etapa, a Prefeitura de Londrina realiza diversas ações no decorrer dos meses. Entre elas, cursos, palestras sobre a importância de preparar-se para uma aposentadoria saudável, debates sobre as expectativas para o futuro, a importância do planejamento financeiro, do esporte e de ações que ajudam na manutenção da qualidade de vida; os benefícios das atividades e das práticas de autocuidado, entre outras atividades.
Segundo a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Luciana Aparecida Bordignon, todas as ações contribuem para que os cidadãos entendam esse novo momento e estejam preparados para as mudanças. “Do mesmo jeito que sentimos a falta do nosso colega que se aposentou, tenho certeza que os demais setores do Município também sentem quando seus colegas aposentam, mas entendemos que os servidores fizeram a sua parte, colaboraram para o município enquanto servidores e agora é chegada uma nova etapa, em que eles podem curtir, descansar e aproveitar para executar os planos”.
Para o vice-prefeito, João Mendonça, é uma alegria poder participar de homenagens como a realizada hoje, pois mostra o reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do próximo e uma conquista dos trabalhadores. “Nós todos estamos aqui para servir a nossa cidade, uns por quatro, quando eleitos, e outros por mais tempo, quando aprovados em concurso. E eu fico muito feliz em poder participar disso, pois para os trabalhadores é uma nova fase que se inicia, onde eles podem usar toda a experiência adquirida durante a vida para colocar em prática o que esteve guardado, esperando eles terem tempo para realizar”, disse.
Para a professora aposentada da Secretaria Municipal de Educação e uma das homenageadas na manhã desta sexta-feira, Ana Lucia Silva, após 40 anos de magistério, sendo 25 na rede municipal e outros na particular e na estadual é o momento de colocar em prática aquilo que ela sempre desejou fazer, mas que não tinha tempo devido à rotina corrida de trabalho. “Agora, começa uma nova etapa, onde os sonhos que a gente deixou por conta do trabalho, porque não dava para executar, agora podem ser colocados em prática, como o trabalho voluntariado que eu sempre tive vontade de fazer, mas não tinha tempo, e que agora vou fazer”.
A presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML), Dilza Ramos, lembrou das atividades que a AAPML realiza e dispõe aos aposentados, como aulas de hidroginástica e espaços para churrascos, festas e jogos de carteado. “Nós recebemos os aposentados com muito prazer. Procuramos abrir a nossa casa, que é a associação, para todos”, finalizou.
Já o superintendente da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML), Marco Antonio Bacarin, lembrou que a Prefeitura de Londrina, em especial o prefeito Marcelo Belinati, está se esforçando para garantir o pagamento das aposentadorias, visto a proposição de dois grandes projetos de lei, que pretendem zerar o déficit mensal que existe para o pagamento da folha de salários dos aposentados. “Minha maior preocupação é garantir a aposentadoria daqueles que depois de trabalhar 30 ou 35 anos, possam desfrutar de seus recursos da aposentadoria”, frisou.