Cidade

Programa de Preparação à Aposentadoria encerra atividades de 2018

De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria

De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria

preparação.aposentadoria.VPNa manhã desta sexta-feira (7), o Programa Municipal de Preparação à Aposentadoria, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), encerrou as atividades de 2018 com homenagens aos servidores aposentados durante o ano. A festividade aconteceu na sede da Associação dos Aposentados Prefeitura Municipal de Londrina, na Rua Kozen Igue, 270, Jardim Granville.

Os participantes puderam assistir a apresentação da Banda Interação, que emocionou com músicas natalinas que refletiam o amor e a gratidão, como “Noite Feliz” e “Aleluia”, e todos receberam um certificado de agradecimento pelos serviços prestados e uma muda de girassol, cultivada no Viveiro Municipal de Londrina, pela Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA).

De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria, e para prevenir o surgimento de doenças e ajudar no planejamento da nova etapa, a Prefeitura de Londrina realiza diversas ações no decorrer dos meses. Entre elas, cursos, palestras sobre a importância de preparar-se para uma aposentadoria saudável, debates sobre as expectativas para o futuro, a importância do planejamento financeiro, do esporte e de ações que ajudam na manutenção da qualidade de vida; os benefícios das atividades e das práticas de autocuidado, entre outras atividades.

preparação.aposentadoria.V2Segundo a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Luciana Aparecida Bordignon, todas as ações contribuem para que os cidadãos entendam esse novo momento e estejam preparados para as mudanças. “Do mesmo jeito que sentimos a falta do nosso colega que se aposentou, tenho certeza que os demais setores do Município também sentem quando seus colegas aposentam, mas entendemos que os servidores fizeram a sua parte, colaboraram para o município enquanto servidores e agora é chegada uma nova etapa, em que eles podem curtir, descansar e aproveitar para executar os planos”.

Para o vice-prefeito, João Mendonça, é uma alegria poder participar de homenagens como a realizada hoje, pois mostra o reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do próximo e uma conquista dos trabalhadores. “Nós todos estamos aqui para servir a nossa cidade, uns por quatro, quando eleitos, e outros por mais tempo, quando aprovados em concurso. E eu fico muito feliz em poder participar disso, pois para os trabalhadores é uma nova fase que se inicia, onde eles podem usar toda a experiência adquirida durante a vida para colocar em prática o que esteve guardado, esperando eles terem tempo para realizar”, disse.

preparação.aposentadoria.V3Para a professora aposentada da Secretaria Municipal de Educação e uma das homenageadas na manhã desta sexta-feira, Ana Lucia Silva, após 40 anos de magistério, sendo 25 na rede municipal e outros na particular e na estadual é o momento de colocar em prática aquilo que ela sempre desejou fazer, mas que não tinha tempo devido à rotina corrida de trabalho. “Agora, começa uma nova etapa, onde os sonhos que a gente deixou por conta do trabalho, porque não dava para executar, agora podem ser colocados em prática, como o trabalho voluntariado que eu sempre tive vontade de fazer, mas não tinha tempo, e que agora vou fazer”.

A presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML), Dilza Ramos, lembrou das atividades que a AAPML realiza e dispõe aos aposentados, como aulas de hidroginástica e espaços para churrascos, festas e jogos de carteado. “Nós recebemos os aposentados com muito prazer. Procuramos abrir a nossa casa, que é a associação, para todos”, finalizou.

Já o superintendente da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML), Marco Antonio Bacarin, lembrou que a Prefeitura de Londrina, em especial o prefeito Marcelo Belinati, está se esforçando para garantir o pagamento das aposentadorias, visto a proposição de dois grandes projetos de lei, que pretendem zerar o déficit mensal que existe para o pagamento da folha de salários dos aposentados. “Minha maior preocupação é garantir a aposentadoria daqueles que depois de trabalhar 30 ou 35 anos, possam desfrutar de seus recursos da aposentadoria”, frisou.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos