Cidade

Curso capacita sobre emissão do alvará de eventos pelo Sistema SEI

A autorização para realização de eventos pode ser solicitada online, a qualquer momento; capacitação é voltada aos profissionais do setor


Empresários de Londrina e que atuam na área de eventos podem se inscrever para o Workshop sobre a utilização do SEI – Sistema Eletrônico de Informações, utilizado pela Prefeitura de Londrina para a tramitação de vários processos administrativos. Desde o segundo semestre de 2018, dentre os processos disponibilizados para o público externo está a emissão de alvarás de eventos. Até o momento, 167 tramitações foram registradas, e o prazo para conclusão dos processos é de 20 dias, em média.

Para capacitar os profissionais envolvidos na realização de eventos, estão abertas as inscrições para o workshop, que será na próxima quarta-feira (20), das 15 às 17 horas, no auditório da Prefeitura. O endereço é Avenida Duque de Caxias, 635, segundo andar.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Horaguti, que irá ministrar o curso, a solicitação da autorização para eventos foi um dos primeiros processos disponibilizados pelo SEI aos usuários externos. “A Prefeitura está vivenciando um momento de disruptura digital. Já estão disponíveis, no SEI, 50 processos que antes exigiam a vinda do cidadão até a Prefeitura, como o próprio alvará de eventos, o Programa de Regularização Fiscal (Profis 2019), licenciamentos ambiental e sanitário, o alvará para MEIs, sendo esses alguns dos serviços mais procurados”, comentou.

O alvará que autoriza a realização de eventos é exigido para atividades temporárias, como shows artísticos, feiras culturais, atrações especiais em shoppings, entre outros, tanto em locais abertos como em espaços fechados.

Para Horaguti, um dos grandes benefícios que o Município proporciona, ao permitir a tramitação desses serviços através do Sistema SEI, é a economia do tempo. “Nosso tempo é um ativo muito caro hoje em dia. Ao ter a opção de protocolar esse pedido on-line, a pessoa não fica mais presa às restrições do horário de atendimento da Praça da Fazenda”, citou.

Outro diferencial do Sistema SEI é a economia em relação ao custo de impressões, já que os documentos exigidos podem ser escaneados e anexados ao processo pelo ambiente virtual. “Por esse mesmo motivo, o cidadão não vai precisar de um arquivo físico para armazenar esse alvará, podendo apresentá-lo de forma virtual. E sem contar o acompanhamento processual, que é integral, real-time, e pode ser feito em computador, tablet ou smartphone, onde e quando a pessoa quiser”, destacou Horaguti.

No curso, alguns dos assuntos abordados serão o cadastro e credenciamento como usuário externo no Sistema SEI; como fazer a abertura do processo, bem como seu acompanhamento. “Assim como ocorria no atendimento presencial, essa solicitação é acompanhada por uma equipe da Secretaria de Fazenda”, informou o diretor de Tecnologia da Informação.

O workshop é uma realização do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), com apoio do Núcleo de Turismo, Londrina Convention Bureau, e Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos de Londrina. De acordo com a diretora de Turismo da Codel, Maitê Morgana Uhlmann, com o curso a expectativa do Instituto é contribuir diretamente com a melhora do ambiente de negócios, em especial para a realização de eventos em Londrina.

Maitê reforçou que o curso é uma capacitação voltada a todos os promotores e organizadores de eventos, shows e afins. “A Prefeitura liberou esse processo no Sistema Sei no ano passado, mas nem todos os profissionais da área têm conhecimento dessa informação, ou sabem como utilizar esse Sistema. Então com o curso vamos esclarecer como funciona, e ver como conseguimos auxiliar na desburocratização para a realização de eventos. É super importante que quem atua com esse nicho participe, e temos a expectativa de auxiliá-los em tudo que for possível”, ressaltou.

Também devem participar do Workshop servidores da Prefeitura, que atuam na Secretaria Municipal de Fazenda. Para solicitar o alvará de Eventos via SEI, há um passo na página da Secretaria, no Portal da Prefeitura de Londrina. O link de acesso é bit.ly/AlvaraEventos.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos