Cidadão

Saúde realiza palestra de prevenção ao Aedes em construtora

Ação faz parte do projeto “Obra Limpa, Obra sem Aedes”, que visa orientar os coladores do setor sobre o tema


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realiza, na próxima terça-feira (15), das 13 às 13h40, uma palestra para cerca de 100 funcionários de uma construtora localizada na Rua Omar Mazzei Guimarães, no Jardim Maria Luiza, região norte. A ação conta com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

Dengue.ARQUIVO.PA atividade marca a retomada do projeto “Obra Limpa, Obra sem Aedes”, iniciado em 2016. O objetivo é orientar os trabalhadores do setor sobre a prevenção às doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, além de mostrar, na prática, os objetos que podem ser um criadouro do vetor como tampinhas de garrafas, sacos plásticos, latas, garrafas, entre outros, os agentes falarão sobre os sintomas das doenças provocadas pelo mosquito, como se dá o ciclo do vetor e o seu comportamento em relação ao clima. “Geralmente também são entregues panfletos e cartazes, e é exibido o larvário, para demonstrar o ciclo do Aedes”, contou.

Diana ressaltou também a importância de realizar ações como esta constantemente, visto que nas obras há um fluxo grande funcionários novos. Por isso, além da palestra do dia 15, outras deverão acontecer ao longo do ano. No dia 22, das 7h30 às 8h30, a atividade se repete na mesma construtora, porém na Avenida dos Pioneiros, região leste. Participarão 180 colaboradores.

Dengue em números – Devido aos feriados e recessos de fim de ano, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que 32 novas amostras de casos suspeitos de dengue foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) e estão sendo analisadas. Por isso, até o momento, não foi registrado nenhum caso de descarte ou de confirmação de dengue em Londrina na primeira e segunda semanas epidemiológicas de 2019.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos