Cidade

Saul Elkind é a primeira avenida atendida pelo programa Cidade Iluminada

Saul Elkind é a primeira avenida atendida pelo programa Cidade Iluminada


Já foram modernizados 60 pontos de iluminação na via; os materiais substituídos em bom estado irão para outros pontos da cidade  

As equipes da Sercomtel Iluminação iniciaram ontem, quinta-feira (22), os trabalhos do programa Cidade Iluminada. A iniciativa contempla a troca de 23.344 pontos de Iluminação Pública Viária em ruas e avenidas, que atualmente utilizam luminárias com lâmpadas de vapor de mercúrio ou sódio, por equipamentos com tecnologia LED. A primeira avenida a receber o programa foi a Saul Elkind, na região norte da cidade, onde 60 luminárias já foram substituídas.

Com a modernização dos pontos de Iluminação Pública Viária, a população vai contar com um sistema de luminosidade direcional, o que permite baixo ofuscamento e melhor percepção. Além dessas vantagens, a iluminação LED não gera calor, ao contrário das lâmpadas de mercúrio e sódio, e consome até 75% menos energia elétrica para seu funcionamento, que possui vida útil muito maior.

iluminação.saul.elkind.D2Desenvolvido pela Sercomtel Iluminação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), o projeto contempla a retirada de lâmpadas e luminárias obsoletas, braços fora do padrão e mal dimensionados, e a instalação de novos conjuntos de iluminação pública, com luminárias LED preparadas para a telegestão, juntamente com braços adequados à largura e classificação das vias.

O lançamento do programa ocorreu ontem, quinta-feira(21), quando o prefeito Marcelo Belinati assinou as ordens de serviço, autorizando o envio de funcionários, caminhões e equipamentos para os primeiros locais de instalação.

De acordo com o diretor de Operações da Sercomtel Iluminação, Tiago Carnelós Caetano, a previsão é que as atividades na Saul Elkind sejam finalizadas nos próximos dez dias, desde que haja condições climáticas. “Até o final do dia de hoje, sexta-feira (22), pretendemos alcançar a marca de 90 pontos modernizados na Saul Elkind. Este primeiro trecho atendido começa na Avenida Angelina Ricci Vezozzo, e vai até a Carlos João Strass”, detalhou.
 
A expectativa é que essa primeira fase do Cidade Iluminada seja concluída em até 30 meses. Nesse período, serão priorizadas as instalações em vias com escolas e unidades de saúde. Serão investidos R$42.464.424,15 para a execução desta etapa, com recursos oriundos do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).

Reaproveitamento – Os kits de iluminação substituídos, compostos por lâmpada, reator e braço, irão passar por uma filtragem, para análise das condições de uso. “Aqueles materiais que estiverem em bom estado devem ser reimplantados em quadras esportivas, nas praças públicas, ou nas vias dos bairros e distritos da cidade que estão com a iluminação precária”, destacou Caetano.

Já os kits que não puderem ser reaproveitados serão armazenados em local separado dos demais para, futuramente, serem incluídos entre os equipamentos leiloados pelo Município como bens inservíveis.  

O diretor da Sercomtel Iluminação completou informando que outras avenidas já estão programadas para serem atendidas pelo programa. A listagem inclui as Avenidas Santos Dumont, Juscelino Kubitscheck e Tiradentes, entre outras.

 

Foto: Wilson Vieira e Claudir Lima

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos