Trabalho a céu aberto é tema de palestra
Servidores de várias secretarias lotaram o auditório da Prefeitura para palestra sobre prevenção e cuidados com a exposição ao calor e ao sol

Para conversar com os servidores públicos municipais que lidam diariamente com o trabalho a céu aberto e, consequentemente, estão expostos à radiação solar, na manhã desta terça-feira (2) foi realizada uma palestra para cerca de 150 funcionários de várias secretarias municipais de Londrina.
Estiveram presentes profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), do setor de endemias e agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de funcionários que lidam com segurança e policiamento.
Eles tiveram acesso às informações repassadas pelo engenheiro mecânico e especialista em segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), Rodrigo Bacarin. O palestrante lembrou que o sol e o trabalho exercido pela pessoa exposta a ele são hoje os maiores causadores de câncer de pele. “Esperamos promover a qualidade de vida dos trabalhadores e diminuir os casos de doenças ocupacionais relacionadas a este fator, que chamamos de risco ambiental. A intenção é realmente orientá-los, para que saibam o que pode ser feito para garantir a melhor qualidade de vida no trabalho possível”, disse.
O objetivo do encontro foi orientar os trabalho dos servidores que atuam expostos ao calor e à radiação solar, assim como conscientizá-los sobre as medidas de proteção existentes e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), que devem ser utilizados nas mais diversas áreas. Esse tema faz parte do Abril Verde, mês em que se promove a qualidade de vida no trabalho e a prevenção de doenças ocupacionais.
A palestra faz parte da Campanha Abril Verde, que teve início na tarde de ontem (1º), na Prefeitura de Londrina. O objetivo da Secretaria Municipal de Recursos Humanos é capacitar os servidores para que eles se tornem multiplicadores das práticas preventivas, aumentem seu nível de conhecimento, dando visibilidade ao assunto e ajudando a conscientizar os demais funcionários e a sociedade como um todo.
Para a diretora de Saúde Ocupacional, Liz Rodrigues, é uma satisfação ver a grande participação dos servidores que estavam atentos para aprender com pequenas mudanças que fazem grande diferença. “Agradecemos às chefias que entendem a importância do cuidado com a saúde do servidores e apoiam o evento, liberando-os para assistir às palestras. São atitudes como essa que fortalecem a Campanha Abril Verde e colaboram para o cuidado com a Saúde Ocupacional e prevenção de acidentes de trabalho”, ressaltou a diretora.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Saúde Ocupacional, Liz Rodrigues, pelo 3372-4041.