Eleitos novos membros para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Durante a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, também houve o debate de propostas para o avanço da igualdade racial em Londrina

A V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada na última sexta-feira(29) e sábado(30), reuniu mais de cem pessoas, entre representantes da comunidade negra, indígena e demais etnias. Além de debates com base no tema da conferência, “Os 130 anos de abolição da escravatura: como estão as políticas de igualdade racial em Londrina”, houve a eleição de 15 representantes da sociedade civil, para integrar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), realizador do evento.

A abertura da COMPIR, o prefeito Marcelo Belinati assinou o decreto nº 406/2019 que institui o Regimento Interno da Chefia de Gabinete, e estipula, dentre suas atribuições, o desenvolvimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial, promovendo a incorporação do recorte racial nas políticas de governo, e articulando secretarias e demais órgãos municipais. Ainda de acordo com o decreto, o Núcleo de Participação Popular, órgão vinculado à Chefia de Gabinete, fica responsável por coordenar as atividades de conselhos municipais, dentre eles, o da Promoção da Igualdade Racial.

Para a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Município, Fátima Beraldo, a V COMPIR foi extremamente produtiva. “A plenária foi bastante participativa, e os debates foram aprofundados com propostas importantes para o avanço da política de promoção da igualdade racial em Londrina. Todas as palestras foram de um conteúdo muito rico, e contribuíram sobremaneira para os debates e proposições”, afirmou.
Todas as propostas levadas na conferência foram aprovadas em plenária, e devem ser incluídas no Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. E no sábado (30), houve a eleição dos novos representantes da sociedade civil, que irão cumprir mandato no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no período de 2019 a 2021. “O Conselho encaminhará ofício ao prefeito, informando sobre os conselheiros eleitos, solicitando a indicação dos representantes do poder público e também o agendamento da data da posse”, adiantou Fátima.
Os participantes da V Conferência contaram com uma performance do hino nacional na língua kaigang, na sexta-feira (29), e da cantora Adilza Carvalho, no sábado (30).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gestora municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, pelo 3372-4370.