Cidadão

Convívio saudável entre diferentes gerações é estimulado com exibição de filme

Interessados em participar podem se inscrever no CCI Norte, pelo (43) 3373-0090; já no CCI Oeste haverá palestra sobre educação financeira

Para estimular a convivência das pessoas com mais de 60 anos e o público mais jovem, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), por meio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte (CCI Norte), vai realizar nesta quinta-feira (25), das 13h30 às 15h30, a segunda sessão de cinema com pipoca e chá.

Durante a tarde será exibido um dos famosos filmes de Amácio Mazzaropi, considerado o maior cômico do cinema brasileiro durante três décadas consecutivas (de 50 a 70). Para assistir, os idosos poderão levar seus netos, vizinhos e amigos a partir de 6 anos de idade.

O objetivo é promover um convívio saudável entre as diferentes gerações, fortalecendo laços de amizade e respeito entre elas. De acordo com a assistente social da SMI, Gleycielle Tamires dos Santos, o viés intergeracional estimula a convivência, além de abrir espaço para uma atividade de lazer e cultura em conjunto, onde jovens e adultos podem trocar experiências de vida e conhecimento.

Há 30 vagas e os interessados em participar podem se inscrever pelo 3373-0090. O Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte (CCI Norte) fica na Rua Luis Brugin, nº 570, esquina com a Avenida Saul Elkind, no Conjunto Maria Cecília. Para chegar ao local, por meio do transporte coletivo, os idosos podem pegar as linhas de ônibus 405, 406 e 407. O CCCI está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Palestra sobre Educação financeira –  Ainda na quinta-feira (25), a partir das 14 horas, a assistente social da Secretaria Municipal do Idoso, Rosely Sonoda Gomes, vai conversar com frequentadores do Grupo de Convivência “Qualidade de Vida e Cidadania” do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste (CCI Oeste), sobre Educação Financeira.

O objetivo é orientar os idosos para que evitem situações de superendividamento, o que está se tornando cada vez mais comuns. Segundo Rosely, as pessoas com mais de 60 anos são vulneráveis e, por isso, muitas pessoas e instituições financeiras se aproveitam dessa condição para propor empréstimos consignados e de vários tipos.

“Com o envelhecimento o valor dos gastos mensais aumenta, o rendimento diminui e a há uma oferta grande de acesso ao crédito, o que leva muitos idosos ao superendividamento. A intenção é oferecermos orientações básicas para que eles tenham condições de não caírem nesta situação, que afeta muito o psicológico, o emocional e o físico deles”, explicou a assistente social.

Para isso, durante o curso, os idosos receberão mais informações sobre a importância de se atentar às taxas de juros cobradas, às ofertas que parecem ser tentadoras e ao acesso ao crédito facilitado. Tudo isso será repassado por meio do uso de radionovela, vídeos educativos, relatos e trocas de experiências entre os idosos que já passaram por isso e conseguiram superar essa situação e informações sobre a importância de uma envelhecimento saudável.

Essa atividade acontecerá em todos os Centros de Convivência da Pessoa Idosa de Londrina. O primeiro a receber a ação foi o CCI Norte, no mês passado. Agora, será a vez do CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Os interessados em participar podem chegar até a sede do CCI utilizando as linhas de transporte coletivo números 308 ou 314. O CCI Oeste funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já os participantes do Centro de Convivência da Região Leste receberão a palestrante na segunda-feira (29), às 14 horas. Essa ação é aberta ao público, por isso quem quiser poderá participar gratuitamente.

Para imprensa: outras informações podem ser obtidas com diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, pelo 3375-0334 e com gerente de Articulação Comunitária, Cleir Jorge Brandão, pelo 3372-4502.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos