Comissão do Prefeito Amigo da Criança vai ao Rio de Janeiro
Conselheiros Municipais e Tutelares participaram de debates sobre os direitos das crianças e dos adolescentes junto com diversos municípios

Para aprimorar os debater e ações sobre as políticas em prol da criança e do adolescente, integrantes da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (CMAA-PPAC) participaram, na última semana, de um seminário realizado no Rio de Janeiro.
Durante um dia inteiro de trabalhos, seis membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e quatro Conselheiros Tutelares de Londrina participaram das discussões. Eles viram palestras sobre a importância do fortalecimento dos conselhos; da implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos municípios; sobre o combate às desigualdades e o papel primordial da administração pública, dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais.
Além disso, os participantes tiveram acesso aos caminhos possíveis de serem seguidos em prol do fortalecimento de uma rede de proteção às crianças e adolescentes e receberam a publicação da Fundação Abrinq, intitulada Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Guia para Gestão de Parcerias com base no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).
Para a coordenadora de informações da CMAA, Renata Vieira Duarte, participar desses encontros é de grande valia para os municípios, pois eles são espaços de troca de experiências e conhecimentos técnicos. Momento em que os servidores e profissionais que atuam com crianças e adolescentes podem tirar suas dúvidas e aprimorar seus conhecimentos. “O feedback que tivemos da participação no seminário foi muito positivo. Durante as conversas que os representantes tiveram no encontro, as experiências exitosas da cidade de Londrina foram muito elogiadas”.
O seminário faz parte do cronograma de trabalho do programa nacional da Abrinq, Prefeito Amigo da Criança. O foco principal é a discussão sobre o papel e as ações dos agentes promotores e garantidores de direitos dos menores nas cidades brasileiras. Além deste, outros são realizados no decorrer do ano. Assim, já estão previstos encontros em junho, em Porto Velho (RO), em Cuiabá (MT) no mês seguinte e em outubro acontecerá em Maceió (AL).
Representaram Londrina durante o seminário no Rio de Janeiro, o chefe de gabinete, Tadeu Felismino, os conselheiros municipais Josiane Lima dos Santos; Eloi Alexandre Pereira Neto; Ana Maria do Nascimento; Wagner Ferreira Gomes; Adriana Fabia Zaganini Paschoal e Fábio Henrique de Souza Oliveira e os conselheiros tutelares Fabio da Rocha Dutra; Mariclei Ferro Bechior; Margarete Cipolla e Sergio Augusto Valentim.
Outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de informações da CMAA, Renata Vieira Duarte, pelo 3375-0220.