Evento aborda leis federais de incentivo e cidadania cultural
Encontro acontece nesta segunda-feira (6), com a presença de representantes do Ministério da Cidadania

Londrina sedia, nesta segunda-feira (6), o 1º Encontro Cidadania e Leis Federais de Incentivo. Com atividades durante todo o dia, o evento busca reunir gestores públicos, professores, agentes culturais, estudantes, empresários e contadores para que discutam e participem de capacitação sobre a elaboração de projetos culturais, com foco no exercício da cidadania cultural.
As atividades serão realizadas no auditório da ACIL, localizado na Rua Minas Gerais, 297, com início às 9 horas. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas com antecedência na página do evento, link http://www.fml.com.br/aafml/encontro-cidadania.asp . A iniciativa é uma realização da Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina (AAFML), em parceria com o Ministério da Cidadania (MiCi), Secretaria Municipal de Cultura e Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
De acordo com a diretora pedagógica do Festival Internacional de Música, Magali Kleber, o evento busca atualizar a comunidade envolvida na produção cultural quanto às recentes mudanças nas Leis Federais de Incentivo à Cultura. “Nossa motivação é esse momento que enfrentamos em relação às mudanças na Lei Rouanet, pois nós gestores temos que estar preparados. Isso requer capacitação e entendimento, e eu creio que temos que estar sempre nos atualizando e aprendendo. Existe uma necessidade premente de acompanharmos as mudanças nas leis de incentivo, sejam elas federais, estaduais ou municipais, pois trata-se de recursos públicos, com os quais devemos ser muito rigorosos tanto no uso como na prestação de contas”, frisou.
Estará presente no Encontro o gestor no Ministério da Cidadania, Alvaro Franco, que irá falar sobre as leis federais de Incentivo à Cultura, às 14 horas. Ele também conduz oficina, em conjunto com a técnica do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), Elisa Casagrande, sobre a elaboração de projetos culturais. A atividade inicia às 15h30.
O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, participa do evento com a palestra sobre Cultura e Cidadania, às 9h30. “Estarei acompanhado das diretoras de Patrimônio, Bibliotecas e Ação Cultural, para abordar sobre essa ótica da cultura e cidadania, qual a perspectiva e atuação da Cultura, apresentar os serviços prestados e os desafios que enfrenta, nessa relação”, comentou.
Cesaro citou que o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) tem sido uma grande ferramenta de fomento e incentivo à cultura em Londrina. “E no âmbito federal, isso ocorre com a Lei Rouanet. Por isso, o objetivo desse encontro é aproximar os produtores culturais destes mecanismos, demonstrando mais uma possibilidade de viabilização dos projetos”, contou.
O 1º Encontro Cidadania e Leis Federais de Incentivo também possui, em sua programação, painel para apresentação de Projetos Culturais e Ações Socioeducativas, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura, AAFML, FUNCART, Plantão Sorriso e Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Na ocasião, será lançado o novo edital de Projetos Estratégicos – Vilas Culturais, para serem patrocinados pelo PROMIC”, adiantou o secretário municipal de Cultura.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, no 3371-6600; e com a diretora pedagógica do Festival Internacional de Música, Magali Kleber, telefone disponível no N.Com, pelo 3372-4188.