Cidadão

9ª Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos será realizada nesta quinta-feira

Dificuldades de envelhecer no século XXI e a função das políticas públicas serão debatidas no evento

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso realizam a 9ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Será na quinta-feira (16), das 13h30 às 18h, no Centro de Convivência da Zona Norte (CCI Norte), localizado na Rua Luiz Brugin, 570 (esquina com Avenida Saul Elkind), no Conjunto Maria Cecília.

Neste ano, o tema do encontro é “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Essa temática será trabalhada em sete eixos de debates: Assistência e Previdência; Saúde; Moradia e Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos e Conselhos de Direitos. Será realizada uma palestra ministrada pela professora e assistente social Mabel Mascarenha sobre o assunto central.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, destacou a importância da conferência para a sociedade. “É por meio dela que refletimos, discutimos e deliberamos propostas para a melhoria da qualidade de vida desta população. Londrina é privilegiada por ter uma Secretaria do Idoso, juntamente com uma rede de serviços, pois somos a primeira Secretaria Municipal do Idoso do Brasil”, contou.

A presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, ressaltou que Londrina tem se destacado no cenário nacional em relação à implantação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa, sendo escolhida pela UNESCO para participar de uma pesquisa sobre Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa no Brasil, por possuir uma rede de serviços estruturada. “O número de idosos no Brasil tem aumentado de forma acelerada e é imprescindível o envolvimento de todas as políticas públicas para que possamos nos preparar para as demandas que se apresentam para essa nova realidade”, destacou.

A 9ª Conferência Municipal foi precedida por cinco pré-conferências ­que aconteceram durante o mês de abril. Os encontros prévios foram realizados em todas as regiões de Londrina e contaram com a participação de representantes da sociedade civil e de técnicos que atuam junto à rede de atendimento à população idosa no município. Nessas pré-conferências, foram elencadas propostas e demandas em relação a ações, serviços e projetos de diversas políticas públicas que precisam ser discutidos e implantados na cidade.

Durante a Conferência Municipal, serão aprovadas as propostas feitas nas pré-conferência, definindo-se quais propostas são prioritárias e sua competência municipal, estadual ou nacional. As demandas municipais serão enviadas para as políticas públicas relacionadas, como as áreas de saúde, educação e cultura, por exemplo. No evento serão eleitos os sete delegados que participarão da etapa estadual a ser realizada dos dias 14 a 16 de agosto em Curitiba, além dos conselheiros para a nova gestão do CMDI que atuará de 2019 a 2020.

A Conferência contou com a inscrição de 150 pessoas e as inscrições encerram no dia 10 de maio para delegados da sociedade civil, candidatos ao CMDI e delegados governamentais, indicados pelo poder público. Já para observadores, se houver vaga, os interessados poderão se inscrever no local até o fechamento do credenciamento.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Fernanda Serenário, pelo 3372-4509, com a secretária do Idoso, Andrea Ramondini,  3375-0023.

Texto: N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos