Cidadão

Prefeito recebe demandas da comunidade de Irerê

Reunião, que ocorreu na Prefeitura, teve a presença de secretários municipais e alguns representantes do distrito

Moradores do distrito de Irerê estiveram na Prefeitura de Londrina, na tarde desta segunda-feira, e foram recebidos pelo prefeito Marcelo Belinati, em seu gabinete. No encontro, a comunidade apresentou demandas referentes ao distrito, como possíveis melhorias na praça central, pavimentação, construção de capela mortuária, e outras.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito explicou ao grupo que muitas das solicitações dependem de planejamento das secretarias envolvidas, mas que dará os encaminhamentos necessários para atender as reivindicações.  Marcelo também detalhou o que a atual administração tem executado para atender a comunidade da zona rural de Londrina. “Estamos construindo a primeira creche de Lerroville, que é o maior distrito da cidade, e a primeira escola da Warta. Também estamos reconstruindo as UBSs de Paiquerê, Lerroville e da Warta, e concluindo os projetos para implantar uma escola em São Luiz. Reformamos todas as capelas mortuárias, e voltamos a cuidar das estradas rurais. Mas para atingir o que falta, é preciso elencar as questões principais, e é isso que vamos definir agora”, destacou.

Com relação a demandas apresentadas à Saúde, como a ampliação do horário de funcionamento da UBS de Irerê, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ficou de promover o máximo de esforços. Para a construção de uma capela mortuária, o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, explicou que é necessária a abertura de um processo licitatório, o que deve levar alguns meses. “Já temos um pré-projeto, porém o prazo para concluir o processo de licitação mais as obras vai até o próximo ano. De forma provisória, para atender a urgência do moradores, pretendemos adaptar um espaço do Município, que fica em Irerê, e que possa abrigar os velórios durante esse período”, afirmou.

Outra demanda apresentada pelos moradores refere-se ao asfalto em algumas vias do distrito. O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, explicou que o processo para execução depende da regularidade da via, ou seja, apurar se ela pertence ao Município. Ele informou que fará esse levantamento, junto ao Patrimônio Público, para definir quais os próximos passos. “Se esses trechos estiverem regulares, vamos iniciar o projeto, fazendo a medição do local, definindo qual a infraestrutura necessária, como captação de água de chuva, galerias pluviais, entre outras questões. A partir daí, sabendo o que precisa ser feito, inicia a captação de recursos para executarmos a obra”, informou.

Sobre as vias já asfaltadas, as secretarias municipais Agricultura e Abastecimento, e de Obras e Pavimentação, devem iniciar até a próxima segunda-feira (27) um programa de recuperação emergencial, com a Operação Tapa-Buracos. Também na próxima semana, o mutirão Londrina Mais deve ser realizado em Irerê para executar melhorias na praça central, com recuperação dos bancos, pintura, troca de iluminação e outros serviços, permitindo que a população tenha um espaço de lazer agradável.

O comerciante e representante dos moradores de Irerê, Isac Alexandre Costa, considerou que a reunião foi produtiva, e deve gerar os resultados esperados. “Foi algo muito tranquilo. O principal, que era conversar com o prefeito, a gente conseguiu. Foram colocados para discussão os pontos principais, relatados em uma ata, assinada e com responsabilidade do prefeito e dos secretários. Foram várias questões discutidas, de coisas que a população de Irerê precisa, e cada uma tem o seu prazo”, frisou.

Também participaram os secretários municipais de Governo, Juarez Tridapalli, de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Siena, e o chefe de Gabinete, Tadeu Felismino.

Texto: Juliana Gonçalves

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos