Seminário PPA debate ações para Londrina de 2010-13
Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, realiza palestra às 15h, no seminário, que acontece amanhã (dia 21), no auditório da Unopar, campus CCESA
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realiza amanhã (dia 21), a partir das 8h30, seminário para discutir o Plano Plurianual (PPA), para o quadriênio 2010-2013. O evento encerra às 17h e será no auditório da Unopar, campus do Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas (CCESA), localizado na avenida Celso Garcia Cid, s/nº, Km 377, PR445. Às 15h, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo realiza uma palestra sobre orçamento público.
De acordo com o diretor de Orçamento da Secretaria de Planejamento, Edson Antonio de Souza, o seminário vai orientar os técnicos das secretarias municipais para elaborarem o PPA. “O objetivo é capacitar os técnicos e dar início as discussões do plano, que vão orientar as ações do município para os próximos quatro anos”, declarou Souza. Na parte da manhã, pelo menos dois técnicos de cada secretaria participam do seminário.
O diretor explicou que o PPA é um instrumento de planejamento da cidade que conta com medidas em que se procura ordenar as ações do governo para que os objetivos e as metas fixadas para os quatro anos sejam atingidos. “O plano deve conter as ações a serem implementadas pelo município em diversas áreas, como Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Obras, entre outras. No PPA devem constar, inclusive, as futuras construções de escolas e postos de saúde, bem como intervenções viárias, como alargamento de vias, construção de viadutos e avenidas”, definiu.
A grande novidade na elaboração do PPA 2010-2013 será o incentivo a participação da população com as audiências públicas. “Como determinação do prefeito Barbosa Neto, as prioridades do Plano Plurianual serão extraídas das audiências que a população e a sociedade civil vão participar. Serão momentos ricos do debate com aqueles que vivem a cidade e que precisam que ela funcione corretamente”, afirmou Edson Souza.
Conforme o diretor da Secretaria de Planejamento, o prazo para o executivo encaminhar o PPA em forma de projeto de lei do Executivo para a Câmara de Vereadores é até dia 31 de agosto.
Ministro Paulo Bernardo
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, que participa no período da tarde do seminário, disse que a palestra com o ministro Paulo Bernardo vai ser muito importante para a elaboração do Plano Plurianual 2010-2013. “Ele é um dos maiores especialistas de orçamento e gestão pública do país e tem experiência para nos ajudar”, apontou o prefeito. Ele lembrou que Bernardo também foi secretário da Fazenda e ocupou interinamente a Secretaria do Planejamento de Londrina.
“Vamos aproveitar o ministro para conversar sobre projetos para a cidade. Queremos garantir a escola em tempo integral, a guarda municipal, as policlínicas em todas as regiões, enfim, diversas ações que vão garantir uma vida melhor para os londrinenses. O orçamento da União pode ajudar a viabilizar estas demandas”, opinou Barbosa Neto.
(Londrina, 20 de maio de 2009)