Cidadão

Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana

Entre os dias 3 e 9 de junho foram registrados 88 boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal(GM)de Londrina na última semana, entre os dias 3 e 9 de junho. Ao todo 88 boletins de ocorrência foram registrados. O principal objetivo da GM é atender a população de forma preventiva.

Do número total, 15 foram de apoio aos demais órgãos da administração direta e indireta do município, a fim de garantir a segurança e o bom funcionamento do serviço público. As ocorrências referentes à Patrulha Maria da Penha, visando proteger as vítimas de violência, somaram 13 atendimentos. Fiscalização da lei seca somaram 13 autos. Foram registrados 10 atendimentos a escolas municipais.

De acordo com a inspetoria da guarda a participação da comunidade no cuidado dos próprios públicos é muito importante. Denúncias podem ser encaminhadas 24 horas por dia ao telefone 153.

Crimes ambientais, flagrante de despejo irregular de entulhos e queimadas, somam 6 casos. Foram registradas 6 ocorrências de apoio ao cidadão em situações de verificação de denúncias, primeiros socorros e sinalização de acidentes até a chegada do socorro especializado. Uma denúncia anônima informava que um homem em atitude suspeita estava nas imediações da concha acústica. Feita a abordagem, foi identificado que o homem estava sendo procurado pela justiça pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Em seguida ele foi levado à delegacia para providências. Ocorrências de perturbação de sossego referente ao som alto durante à noite equivalem a 6 registros.

O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, destacou o apoio, de forma integrada aos outros órgãos, que a Guarda Municipal prestou no sábado (8), último dia de vacinação contra a gripe, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo cerca de 9.500 pessoas receberam o atendimento. “Desde as primeiras horas de atendimento até o final, a guarda ajudou no controle do trânsito e na orientação das pessoas, tendo em vista que a movimentação estava grande, pois muita gente deixou para última hora”, informou.

A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia, todos os dias. O atendimento é feito pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.

Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.

Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social

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