Escola Municipal San Izidro é convidada do primeiro dia da Expo Japão
Alunos de escola da região leste participam do evento que propaga a cultura japonesa em Londrina

A Expo Japão 2019, que começa nesta quarta-feira (19), receberá, no primeiro dia de evento, das 13h30 às 17h30, a Escola Municipal San Izidro, que fica na Rua Maria de Oliveira Mello, 285.. O evento tem programação até domingo (23), na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), que fica na Estrada do Limoeiro.
A meta da Expo Japão é propagar a cultura japonesa a partir de danças, oficinas, gastronomia, debates técnicos e tecnologia. Segundo a secretária da Escola San Izidro, Mariana Fonseca, este evento é importante para que os alunos possam compreender a história da cultura nipo-brasileira em Londrina. “A participação dos alunos é de grande importância em virtude da imigração japonesa, que influenciou a nossa cidade. É uma possibilidade de conhecer a cultura japonesa promovida aqui, no Norte do Paraná. Além disso, serão feitas diversas oficinas para os alunos, como as de origami e de luta”, contou.
A participação desta unidade escolar na Expo Japão se deve a um convite feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Todos os estudantes da Escola, desde o P4 até o 5º ano, estão convidados a comparecer. No total, são 341 alunos. Haverá, ainda, oficinas para algumas turmas do segundo ao quarto ano, enquanto o restante aproveitará as demais apresentações e recursos do evento.
Projeto Japão que Inspira – Na quinta-feira (20), às 12h40, também na Expo Japão, ocorrerá a divulgação dos vencedores do Projeto Japão que Inspira, o qual premia redações de alunos, dos quartos e quintos anos, da Rede Municipal de Ensino de Londrina. O tema deste ano é “Tomodachi”, que significa ‘amigo’ em japonês. Ao todo participaram 23 escolas – 15 quartos anos e 23 quintos. Houve, ainda, duas seleções para definir os vencedores. A primeira com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), e a segunda com os organizadores do projeto. Serão premiados cinco textos, dos quartos anos, e outros cinco, dos quintos anos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gestora da Escola Municipal San Izidro, Rosiane da Silva, pelo telefone 3375-0171.