Cidade

Ginastas londrinenses são campeãs pan-americanas

As atletas conquistaram o ouro no conjunto de fita e prata no conjunto de arco, terminando em segundo lugar na classificação geral

A equipe juvenil de Ginástica Rítmica (GR) da ADR UNOPAR participou, no último final de semana, do Campeonato Pan-americano da modalidade, em Monterrey, no México. Elas subiram ao pódio nas duas categorias em que competiram: no conjunto fita foram campeãs, com nota 16,250, e no conjunto arco conquistaram a prata, com pontuação de 17,700. A equipe também conquistou segundo lugar na classificação geral do campeonato, com 30,050 pontos.

Foto: Divulgação

O time, treinado pela medalhista pan-americana Juliana Coradine, é formado por Emilly Almeida, Flávia Izidoro, Gabriella Castilho, Júlia Kurunczi, Mel Gomes de Oliveira e Rafaela Elias. Com idades de 13 e 14 anos, as meninas já colecionam medalhas: são campeãs no conjunto de corda e prata no resultado geral do Campeonato Brasileiro; bicampeãs sul-americanas como conjunto; e ouro nos Jogos da Juventude do Paraná e nos Jogos Escolares da Juventude.

Segundo a treinadora, a participação da equipe no campeonato foi muito positiva. “Esse resultado é extremamente importante para a ginástica rítmica do Brasil, já que futuramente muitas dessas meninas já estarão com experiência para integrar a seleção principal de conjuntos. Essas ginastas treinam juntas há 8 anos, sempre mantendo a base da equipe”, acrescentou.

De 19 a 21 de julho, a equipe vai disputar o primeiro Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica, na Rússia. A escolha do grupo londrinense para representar o Brasil ocorreu por meio de uma seletiva da Confederação Brasileira de Ginástica, em uma disputa entre os cinco conjuntos com melhor colocação no Campeonato Brasileiro. Para se apresentar com bom nível técnico, a equipe de Londrina praticamente não teve férias, treinou até 26 de dezembro de 2018 e retornou dia 14 de janeiro de 2019. Desde então, as meninas treinam todas as tardes, das 13h30 às 18h.

Logo que voltarem do Pan-americano, as atletas vão disputar a seletiva para o Campeonato Sul-americano. Em julho, embarcam para o mundial. Depois, vão lutar pelo pódio em competições estaduais e nacionais, como os Jogos Escolares da Juventude e o Campeonato Brasileiro. “Até o final do ano serão várias competições importantes e de alto nível”, ressaltou Juliana.

Foto: Divulgação

A equipe juvenil de ginástica rítmica da Unopar recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), via recursos do programa de Formação Esportiva da Juventude do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE). Juliana Coradine afirmou que os recursos são essenciais para a equipe. “É muito importante esse investimento na categoria de base. Graças a esse suporte, e também ao apoio da Prefeitura de Londrina, conseguimos trabalhar com as meninas desde pequenas e manter a mesma equipe até hoje. Da UNOPAR saíram muitas das ginastas que integram ou já integraram a seleção brasileira adulta de conjunto”, frisou.

Segundo a treinadora, o investimento também oportuniza as viagens da equipe. “Conseguimos verba para essas duas competições internacionais importantes graças ao investimento que recebemos também dos nossos apoiadores: Federação Paranaense de Ginástica, Governo do Paraná, Copel, Sanepar e Konessport”, contou.

Para a imprensa: outras informações com a treinadora Juliana Coradine, telefone disponível no N.Com no 3372-4188

Texto: Ana Beatriz Pacheco, com supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos