Cidade

Banda de Músicos participa de apresentações na cidade

Grupo tem exibições marcadas para o saguão da Prefeitura, Concha Acústica e FML; os dois primeiros fazem parte de convênio entre grupo e poder público


9c1789923a9eda2715e253f980e1d244A Banda de Músicos de Londrina, antiga Banda Municipal, se apresenta amanhã (dia 1°), às 11h, no saguão da Prefeitura de Londrina, que fica na avenida Duque de Caxias, n° 635, no jardim Mazzei II. O espetáculo faz parte das apresentações previstas no convênio, firmado entre a banda e o poder público municipal.
De acordo com o presidente da Organização Não Governamental (ONG) Banda Músicos de Londrina, Edson Soares de Souza, o acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, prevê apresentações não só no prédio da Prefeitura como também na Concha Acústica de Londrina.  “Os repertórios são variados. Sempre buscamos inovar”, completou Souza.
O presidente da ONG relatou que a equipe é formada por 27 profissionais, sendo que 26 deles são originários da época da Banda Municipal, que segundo ele, foi extinta em 2004. “Então, criamos a ONG para que pudéssemos continuar tocando. Hoje, regidos pelo maestro Gilberto de Queiroz, somos considerados uma big band, pois utilizamos diversos instrumentos musicais para reproduzir as canções. Nossas apresentações contam com sons de guitarra, contra-baixo, baixo, bateria, saxofone, trombone, trompete, baixo-tuba, caixa e prato, clarinete, percussão e vozes. É um som completo”, definiu.
O diretor de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Londrina, José Donizete Buganza, ressaltou a importância da Banda de Músicos de Londrina para a cidade. Na avaliação dele, o grupo é algo que faz parte da história do município. “A banda existe, praticamente, desde que Londrina foi criada. Um conjunto que agrada a todos, pois reproduz desde marchas tradicionais e valsa até músicas de jazz, mambo e MPB. É uma banda que está há 60 anos influenciando a cultura, história e música daqui. Ela nunca pode deixar de existir”, afirmou.
Para o  segundo semestre, estão previstas apresentações temáticas, que incluem Tom Jobim, filmes e jazz. O presidente Edson de Souza garantiu que essas apresentações também serão agendadas para a Prefeitura. “Não decidimos os locais e datas ainda. E, de alguma maneira, nós incluiremos a administração municipal, que é nossa parceira”, finalizou o presidente da ONG. O grupo ainda vai tocar no 29° Festival de Música de Londrina (FML), que tem patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic).
“Sexta na Concha”
Na próxima sexta-feira, dia 3, a Banda de Músicos de Londrina fará uma apresentação às 18h30, dentro do projeto “Sexta na Concha”. O grupo participa todas as primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês.  O projeto é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura. O objetivo do projeto é levar diversão ao público londrinense e incentivar a utilização do espaço. Exibições de dança, teatro, circo, música e outras fazem parte da programação da iniciativa.
O diretor de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Londrina, José Donizete Buganza, falou que a Concha Acústica é um local importante para se divulgar cultura. “O espaço é símbolo da história da cidade. Ele foi criado com a intenção de receber atrações de qualidade, como a Banda dos Músicos de Londrina. Fica o convite para a comunidade comparecer, prestigiar uma boa música e absorver conhecimentos culturais”, salientou.
(Londrina, 30 de junho de 2009)
Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos