Cerca de 350 atletas disputam final B dos Jogos Escolares do Paraná
Campeonato envolve 747 instituições de ensino, de 270 municípios, somando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes

A fase final B dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) começa nesta sexta-feira (12) em Apucarana. Londrina será representada por cerca de 350 atletas. O campeonato vai até o próximo sábado (20) para os estudantes de 12 a 14 anos, na fase final B. Por sua vez, os atletas de 15 a 17 anos realizam as finais A de 2 a 10 de agosto, em Foz do Iguaçu.
A abertura dos jogos será realizada nesta sexta-feira (12), às 20h, no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo José Antônio Basso – Lagoão, localizado na avenida Irati, s/n. A cerimônia terá apresentação do grupo Ginasloucos, que mescla o basquetebol e a ginástica acrobática. O evento também contará com a presença da campeã olímpica Maurren Maggi.
As disputas da 66º edição dos JEPS iniciam no sábado (13). O campeonato envolve 14 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez e bocha adaptada com a participação de atletas regulares e atletas com deficiência (ACD). As modalidades de luta olímpica e skate serão realizadas em Foz do Iguaçu, com a categoria 15 a 17 anos, entre os dias 2 e 10 de agosto. A programação completa está disponível na página oficial dos Jogos Escolares (www.jogosescolares.pr.gov.br).
Competem, nesta etapa, 747 instituições de ensino, de 270 municípios, somando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes. Londrina disputa, nesta etapa, as finais em 12 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, voleibol e xadrez.
A equipe juvenil de ginástica rítmica da Unopar/FEL fará três apresentações durante as competições da modalidade, no sábado (13), às 13h45, 16h55 e 18h25 no Colégio Nossa Senhora da Glória, na rua Antônio Ostrenski. As ginastas apresentarão a coreografia que as consagraram campeãs pan-americanas, em junho, no México. A equipe, composta por Flavia Izidoro, Mel Gomes, Gabriela Coradine, Emily Almeida, Júlia Kurunczi e Rafaela Elias e treinadas por Juliana Coradine, recebe incentivo da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina, via recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).
Segundo Sandro Henrique Moreira, assessor de Esporte e Eventos da FEL, os JEP’s proporcionam integração entre os atletas e os municípios. “É uma grande confraternização entre as cidades do Paraná e uma ótima oportunidade para os jovens atletas participarem de um campeonato importante, um dos maiores eventos escolares esportivos do Brasil. Grandes atletas começaram nos Jogos Escolares. A escola é a base de tudo”, destacou.
Os vencedores desta fase final representarão o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil. São três etapas regionais entre os estados, destinadas a classificar as modalidades coletivas. Os campeões paranaenses disputam a regional com Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, de 2 a 6 de setembro, em Cascavel. Os classificados nas regionais competem na etapa nacional de 16 a 30 de novembro, em Blumenau, em Santa Catarina.
Os campeões na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
No Facebook dos JEPS (www.facebook.com/jogosescolaresdoparana) estarão disponíveis informações diárias sobre a competição. Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte, em parceria com os municípios que sediarão as competições.
Para imprensa: mais informações com o assessor de Esportes e Eventos, Sandro Henrique, no telefone 3372-9191.
Texto: Ana Beatriz Pacheco, com supervisão dos jornalistas do N.Com.